Papel do técnico no processo de desenvolvimento desportivo

A formação e a especialização dos praticantes são duas grandes etapas da preparação desportiva e distinguem-se claramente uma da outra, nomeadamente no domínio das preocupações com a exigência de níveis elevados de rendimento.

Associações
3 JUL 2009

É o trabalho desenvolvido pelos treinadores das crianças e jovens que determina os limites do progresso qualitativo possível nas categorias superiores. Com esta afirmação podemos entender que um bom trabalho desenvolvido durante a juventude poderá dar bons resultados no futuro, mas também podemos perceber que um trabalho feito por um técnico para obter resultados a curto prazo não irá resultar e a criança ou o jovem sairão prejudicados.

É durante a formação de jovens desportistas que o trabalho mais exigente tem de ser desenvolvido. A formação desportiva não pode ter a mesma orientação da especialização exigindo-se aos treinadores de crianças e jovens que ao ensinar e preparar praticantes, contribuam para a sua evolução não apenas como atleta mas também como pessoa ensinando-lhe as regras de convivência, lealdade e civismo integrando a pratica desportiva no respectivo processo educativo.Outro dos aspectos que se torna essencial para a formação de jovens é desenvolver o gosto pelo desporto, tendo sempre em atenção a importância da vitória, mas o mais importante é o gosto a alegria e satisfação por estarem a praticar desporto. Podemos também referenciar a importância do aperfeiçoamento das técnicas fundamentais, este ponto é muito importante porque é nesta idade 13/14 anos em que os jovens têm maior receptividade e capacidade de assimilação de novos movimentos. Esta aprendizagem é essencial porque constitui um suporte indispensável ao progresso de qualquer praticante.Um outro dado é o desenvolvimento sob pressão, contra-relógio é um erro de custos muitas vezes elevados. Porque como em tudo o que é feito rápido para obter resultados imediatos não os irá obter. O desporto das crianças e jovens não pode ter como meta mais importante e decisiva fazer campeões sob pena, de conduzir, na maior parte dos casos a consequências opostas a esse objectivo.Podemos concluir então que é necessário portanto garantir as condições que permitam aos treinadores iniciar orientar e especializar os praticantes com conhecimento e responsabilidade. É necessário também perceber que cada escalão etário cada nível de prática, exige aos seus responsáveis directivos uma formação coerente com os respectivos objectivos.

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3 JUL 2009

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