Pedro Bártolo eleito para o Cinco Ideal do Europeu de BCR

"Contudo, só é um prémio com sentido, porque o objetivo da manutenção foi alcançado", frisa o jogador do Basket Clube de Gaia.

Seleções
4 AGO 2024

12,3 pontos por jogo. 5,7 assistências. 2,8 ressaltos. Os números não enganam e o reconhecimento dado pela International Wheelchair Basketball Federation (IWBF) a Pedro Bártolo – 2.5 – também não. O atleta do Basket Clube de Gaia foi nomeado para o Cinco Ideal do Campeonato da Europa de BCR – Divisão B, um reconhecimento “muito gratificante e inesperado”, confessa à FPB.

“Como estava doente, não fiquei para a cerimónia [de encerramento], apesar do alerta do nosso capitão Hugo Maia para essa possibilidade. Não acreditei, porque não é prática comum eleger alguém de um país que ficou nos lugares mais abaixo”, relata. Bártolo, o mais regular dos jogadores nacionais nesta prova, e um dos mais internacionais – este foi o seu 7.º Europeu – fez-se acompanhar no pódio por Erikas Siaurusaitis (Lituânia), Raimunds Beginskis (Letónia), Husein Vardo (Suíça) e Nermin Hujic (Bósnia), as seleções que ocuparam os quatro primeiros lugares da prova.

“Confesso que fiquei contente por ter este reconhecimento dos meus pares e treinadores adversários. Contudo, só é um prémio com sentido, porque o objetivo da manutenção foi alcançado. “Esfolei-me” para contribuir para essa meta, mesmo exausto neste fim de época, e dei tudo o que tinha no jogo decisivo”, relata, em referência à partida frente à Chéquia, em que apontou 19 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências.

Pedro Bártolo, que é em simultâneo vice-capitão desta equipa, aproveitou ainda para reforçar o papel do coletivo: “Quero deixar uma palavra de apreço a todos, em especial ao Zé Miguel [Gonçalves], que se despede com um resultado positivo na seleção, para meu alívio e satisfação, e à equipa técnica, que nos catapultou para um patamar superior. Temos dois anos de trabalho árduo para em 2026 tentarmos as medalhas e uma inédita subida à divisão A!”, finaliza.

Importa apontar ainda os 4 triplos convertidos por Bártolo (os mesmos que Miguel Reis e apenas menos um que o melhor triplista da prova), sendo que foi também o 5.º em assistências no plano global.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Seleções
4 AGO 2024

Mais Notícias