Pedro Pereira : “A Liga está mais forte”

O jogador, um dos capitães da formação do Barreiro, espera que a sua equipa melhore o 6.º lugar obtido na temporada passada e que corrija alguns dos erros cometidos, sobretudo ao nível da concentração.

Atletas | Competições
30 SET 2009

O plantel esta época tem muitos atletas oriundos dos escalões de formação do clube, mas ainda não está fechado. Faltam chegar os reforços estrangeiros.

Quais são os objectivos colectivos e individuais para a presente época? Em primeiro lugar quero em meu nome pessoal e do Barreirense quero desejar uma boa época a todos os agentes desportivos que fazem parte do basquetebol nacional. Em relação à próxima época, um dos grandes objectivos é tentarmos fazer melhor que na temporada passada, em que terminámos no 6º lugar. Estivemos muito bem nalguns momentos, em especial na parte final da época, e esse facto deu-nos confiança, mostrando-nos que quando trabalhamos e nos unimos à volta de um objectivo podemos ganhar jogos. Na última época perdemos alguns encontros nos minutos finais, o que foi muito frustrante pois estávamos bem. Mas por pequenas desconcentrações acabávamos por perder por poucos pontos. Acredito que este ano vamos conseguir ter maior consistência no nosso jogo e iremos corrigir esses pequenos erros que valem vitórias. Neste momento o plantel ainda não está completo, pois aguardamos os reforços estrangeiros, mas temos a noção que os jogadores portugueses, todos oriundos da formação do clube, têm que dar um passo em frente e afirmarem-se nesta Liga. Em termos individuais irei dar o meu melhor em prol da equipa de modo a atingirmos os objectivos a que nos propomos.Como vê o actual momento do basquetebol português? Penso que a Liga Portuguesa de Basquetebol está mais forte. No ano passado já tivemos cá jogadores de elevada qualidade para o nosso patamar. O Benfica mostrou uma clara superioridade durante a época anterior mas este ano as equipas estão a reforçar-se melhor, o que trará mais equilíbrio e isso é muito importante para a nossa Liga. Ao mesmo tempo existem mais equipas a apostar na formação o que é bom para assegurar o futuro do nosso basquetebol. Espera um campeonato melhor que o do ano passado? Espero um campeonato muito mais equilibrado. O Porto reforçou-se bem e é um forte candidato ao título. Mas o equilíbrio vai ser a meio da tabela, com alguns clubes a lutar pelos lugares no playoff. Prevejo que vão disputar-se grandes jogos de basquetebol esta época. Quem são os favoritos? Na minha opinião são o Benfica, o FC Porto, o CAB e a Ovarense. Julgo que serão estas quatro equipas as favoritas para ocupar os quatro primeiros lugares. A crise está a asfixiar ainda mais os clubes? Infelizmente é uma realidade. Contratar jogadores de qualidade todos os anos não é rentável. No basquetebol praticamente não existem transferências como noutras modalidades e os jogadores por norma só mudam de clube quando acabam o contrato. Esta realidade levanta diversas questões especialmente para os clubes que apostam na formação como é o caso do Barreirense. Por que razão um clube há-de investir na formação de jogadores se depois eles saem para outras formações e não são devidamente compensados? A crise está presente no nosso basquetebol o que não é bom para a nossa Liga, alguma coisa vai ter de mudar urgentemente.

Atletas | Competições
30 SET 2009

Mais Notícias