Pedro Pinto: «Tenho trabalhado pontos menos bons»

Numa altura em que muito se discute a falta de bases jovens com qualidade no basquetebol nacional, no Barreiro o jovem Pedro Pinto começa a dar indicações de que muito em breve deixará de ser uma promessa para se confirmar como um dos bons bases do campeonato.

Atletas | Competições
26 OUT 2009

Pedro sente-se mais experiente, mas com a mesma vontade de trabalhar e aprender de modo a conseguir atingir o sonho de qualquer atleta, que passa por representar a Selecção Nacional.

Este início de época tem sido bastante positivo em termos individuais. Atribui esse facto somente à sua evolução natural como atleta ou existem outros factores que façam com que esteja a jogar melhor? Não é só a minha evolução natural. Tenho treinado mais e trabalhado os meus pontos menos bons, contando sempre com a ajuda precisa dos treinadores. Como caminho para a minha 4ª época de sénior, já me sinto mais experiente. Sempre jogou na posição de base? Há alguma razão em especial que o tenha levado a optar por essa posição, ou simplesmente os teus treinadores colocavam-no a jogar nessa a 1? Desde pequeno que sempre gostei de driblar e estar agarrado à bola. Daí ter nascido a vontade de jogar a base, sendo que é a posição onde me sinto mais confortável. Considera-se mais um base anotador ou passador? No fundo o que lhe dá mais prazer, efectuar um bom passe ou marcar um cesto? Um pouco dos dois. Gosto de marcar como todos os jogadores, mas também tenho prazer em assistir. Como é hábito dizer-se: uma assistência é 1 ponto para quem marca e outro para quem assiste. Tento sempre que possível, envolver os colegas de equipa no meu jogo. Actualmente é muito discutido a falta de sucessores na posição de base na Selecção Nacional. Trabalha com esse objectivo, ou se preferir, tem a ambição de vir a ser apontado como um base de futuro no basquetebol nacional? Claro. Penso que é o sonho de qualquer jogador representar a sua Selecção ao mais alto nível. Mas para isso é preciso trabalhar-se muito e eu espero consegui-lo. Sente-se preparado para conduzir a sua equipa à conquista de grandes resultados já esta época? Penso que sim e estou esperançado que seja capaz de o fazer. Julgo que temos equipa para conseguir um melhor resultado que na temporada passada e é com esse objectivo que eu pessoalmente, juntamente com os meus colegas vamos trabalhar. Se lhe pedir para se avaliar a si próprio, quais os aspectos em que sente que ainda tem de melhorar no seu jogo? Penso que todos os aspectos são possíveis de ser melhorados, desde a defesa ao ataque. Devemos sempre pensar que podemos evoluir cada vez mais, para continuar a trabalhar e a aprender para se ser cada vez melhor.

Atletas | Competições
26 OUT 2009

Mais Notícias