Penafiel está na final

O CBP/Sentir Penafiel garantiu a presença na final do campeonato da Proliga, isto depois de ter derrotado, perante o seu público, a equipa do Eléctrico FC (80-53) no quinto e decisivo jogo da série.

Competições
22 MAI 2010

Os comandados de Valentyn Melnychuk depois do salto da CNB2 para a Proliga, conseguem em ano de estreia a subida ao escalão principal do basquetebol.

O inicio do jogo foi próprio de uma partida com estas características, com nenhuma das equipas a conseguir converter cestos durante os primeiros 2.20 minutos do encontro. Acabaria por ser a formação penafidelense a primeira a fazer pontos (2-0), um prenúncio daquilo que viria acontecer durante o jogo. O conjunto alentejano deu boa conta de si nos primeiros minutos do jogo, altura em que em que o marcador registava 10-8 favorável aos visitados. Depois deste equilíbrio inicial, seguiu-se um bom momento dos comandados de Valentyn Melnychuk, que conseguiram um parcial de 9-0, até ao termo do 1º período. A forma como terminou o quarto inicial deu o mote para aquilo que viria a passar-se até ao intervalo, altura em que o conjunto de Penafiel tinha praticamente resolvida a partida a seu favor. A avalanche ofensiva da equipa da casa – nem a alteração para a defesa zona introduzida por Andry Melnychuk a conseguiu suster – fez subir a diferença pontual (45-19) para números que bem elevados. O intervalo, embora tenha chegado tarde, foi o melhor que podia ter acontecido aos alentejanos, uma vez que o desnível entre as duas equipas ia se acentuando cada vez mais. No recomeço da etapa complementar os visitantes ainda esboçaram uma reacção (15-9), embora sem nunca terem incomodado a liderança penafidelense. Os 20 pontos (54-34) que separavam os dois conjuntos à entrada dos últimos 10 minutos davam total confiança e tranquilidade aos atletas de Penafiel para atingirem o impensável sonho da subida. O duo de estrangeiros da equipa de Penafiel composto por James Grabowski (15 pontos, 11 ressaltos e 5 assistências) e Sidney Holmes (8 pontos, 13 ressaltos, 5 roubos de boal e 4 assistências) fez a diferença no jogo interior, cabendo a Marco Pinto (18 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências e 2 roubos de bola) a melhor exibição do perímetro. O atleta Aylton Medeiros (14 pontos e 6 ressaltos) acabou por ser o atleta alentejano a ficar mais próximo da salvação do naufrágio colectivo.

Competições
22 MAI 2010

Mais Notícias