Pnia em Alijó
Continuar o bom trabalho realizado no campo desportivo em Alijó, nomeadamente no basquetebol, lançando as bases para a manutenção do Alijó Basket Clube.
19 JUN 2008
Foi assinado no dia 10 de Junho, um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Alijó, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Vila Real e o Alijó Basket Clube, visando introduzir o Plano Nacional de Intervenção Autarquia (PNIA).
O PNIA é um plano que prevê o envolvimento da autarquias, desde que estas reúnam as condições necessárias, para implementar e desenvolver o desporto, essencialmente entre os jovens que frequentam o 1º CEB. Este apoio é fornecido com a cedência de instalações desportivas e de técnicos para levar aos alunos, novas experiências desportivas.
Sendo o trabalho realizado pela Escola de Formação Desportiva Municipal desde 2003 semelhante ao agora pretendido pelo PNIA, estas instituições entenderam que estavam criadas as condições para a implementação deste protocolo, visando continuar a aposta iniciada em 2006 pela autarquia, a que se juntou mais tarde o Alijó Basket Clube.
Deste modo, o Presidente da Autarquia Alijoense salientou que a aposta a nível desportivo será para manter, essencialmente nas camadas mais jovens, esperando que a sociedade civil, a exemplo do que vem acontecendo, continue a formação com a criação de clubes autónomos.
Após a assinatura do protocolo, teve lugar o jogo da fase final da VII Taça Nacional de sub 16 entre as equipas do Sanjoanense/Global VS o Ginásio Figueirense.
Num espectáculo que manteve os espectadores “presos” aos seus lugares até ao final venceram os jovens jogadores do Sanjoanense por dois pontos de diferença, tendo o resultado final ficado em 79 VS 77