«Podemos fazer história»
Derrick Rose acredita que os Estados Unidos podem terminar a “seca” de triunfos no Campeonato do Mundo através do trabalho em equipa.
Competições | FPB
20 AGO 2010
Embora se possam vangloriar de serem campeões olímpicos, a verdade é que os norte-americanos não ganham o ouro no Mundial há 16 anos.
Há quatro anos, uma equipa repleta de estrelas, que incluía nomes como LeBron James e Dwayne Wade, teve de se contentar com o bronze, no Japão. Este ano na Turquia, os Estados Unidos terão um número reduzido de nomes sonantes, mas Rose acredita que mais trabalho de conjunto levá-los-á ainda mais longe.”Eles não conseguiram funcionar como equipa”, disse Rose sobre a selecção de 2006. “Com a equipa que temos, somos jovens, mas gostamos de jogar juntos. Temos paixão pelo jogo. Podemos fazer história agora.”Vários membros da equipa deste ano nem sequer tinham começado a faculdade quando o Campeonato do Mundo de 2006 teve lugar, uma vez que técnico Mike Krzyzewski tem cinco atletas de 21 anos num grupo de 13 jogadores.Mas também isso pode ser um factor que pode ajudar a construir uma equipa, de acordo com o presidente da federação norte-americana de Basquetebol, Jerry Colangelo.”Não existirem muitos egos grandes aqui e já lhes disse onde devem mostrar seus egos pessoais, no campo”, disse. “Estes atletas são discretos.”Podem não ter grandes egos mas têm orgulho e Rose está determinado a provar que são mais do que apenas as reservas dos jogadores olímpicos que não vão estar presentes na Turquia.”Isso faz-nos ir lá para dentro e jogar ainda com mais intensidade quando todo o mundo nos aponta como a equipa B, a pensar que não somos capazes de vencer”, disse Rose.” Algumas pessoas dizem que este evento é de uma dimensão maior que os Jogos Olímpicos, uma vez que temos de ultrapassar mais equipas. Vai ser muito difícil.”