Porto, Sporting e Oliveirense mantêm registo invicto na Taça Hugo dos Santos
"Leões" e "dragões" seguem no topo do Grupo B, enquanto a UD Oliveirense lidera o Grupo A
Competições
27 JAN 2024
Sábado repleto de emoção e espetáculo na terceira jornada da 15.ª edição da Taça Hugo dos Santos, de Guimarães a Albufeira. Na fortaleza do Vitória SC venceu o Sporting CP (80-88) e, na arena do dragão, o FC Porto triunfou ante o Portimonense Viva Portimão (79-56). Entretanto, em Ovar, o SL Benfica voltou a vencer, desta feita na visita à Ovarense GAVEX (74-98).
Na reta final deste sábado, a UD Oliveirense venceu na casa do Esgueira Aveiro OLI (68-79). Por sua vez, o Imortal Luzigás recebeu e triunfou sobre o Lusitânia Expert (91-62).
Vamos a contas!
GRUPO A
Em Ovar, a turma de João Tiago Silva foi incapaz de suster o ímpeto ofensivo do SL Benfica, que assumiu a frente do marcador no arranque do encontro (13-25). Até ao intervalo, apesar da resposta dos vareiros, as “águias” permaneceram em vantagem (32-44).
Eficaz em toda a linha, e dominadora, a turma de Norberto Alves selou a partida com os parciais de 22-26 e 16-19, fixando o resultado em 74-98. Assim, o Benfica segue na vice-liderança do Grupo A, com cinco pontos. Destaque maior entre as águias para Aaron Broussard (15pts, 3res, 7as, 6rb).
Por sua vez, a Ovarense Gavex está no quarto lugar, com quatro pontos, mas poderá cair no grupo no fecho desta jornada.
Estatística completa: Ovarense GAVEX 74-98 SL Benfica
Entretanto, na noite deste sábado, Esgueira Aveiro OLI e UD Oliveirense mediram forças no “Caldeirão Verde”, numa partida plena de intensidade, emoção e expectativa quanto ao desfecho. Os anfitriões entraram melhor (27-17), eficazes, sobretudo em zona exterior, e à boleia do inevitável Tobi Mojeed.
O segundo quarto trouxe a resposta da UD Oliveirense, liderada por Washpun e João Fernandes, que ao intervalo já havia somado 13 pontos. Aquando da buzina para recolher aos balneários (39-38), Mojeed registava 15 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Na segunda parte, as equipas replicaram a intensidade, para deleito dos mais de 700 adeptos que compuseram as bancadas. Todavia, os comandados de João Figueiredo provaram ter melhor resistência, física e anímica, e agarraram a frente do marcador na reta final da partida (69-78). Os parciais de 16-16 e 14-24 devolveram a UD Oliveirense ao topo do Grupo A, com seis pontos.
Destaque maior na equipa de Oliveira de Azeméis para Washpun (22pts, 4res, 7as, 2rb), com menção honrosa para João Fernandes (16pts, 9res, 1as). Assim, os “unionistas” estão a um triunfo de regressarem à final-four da Taça Hugo dos Santos.
Entre as hostes de Esgueira, Mojeed voltou a brilhar (23pts, 5res, 4as, 3rb). O “Mágico Verde” segue no terceiro lugar, com quatro pontos, em igualdade pontual com a Ovarense Gavex.
Estatística completa: Esgueira Aveiro OLI 69-78 UD Oliveirense
Por sua vez, Galomar e Póvoa ESC Online apenas medem forças na tarde de 4 de fevereiro (domingo), numa partida agendada para as 15h e que poderá acompanhar na FPBtv.
GRUPO B
No reduto do Vitória SC – e num duelo sempre interessante entre os técnicos Miguel Miranda e Pedro Nuno Monteiro – os anfitriões agarraram a frente do marcador durante o quarto inaugural (24-21), à boleia dos nove pontos de Hudson. Todavia, até ao intervalo, a sociedade Moore, Clark Jr. & Ekiyor contribuiu para a reviravolta a favor dos leões.
A buzina para a pausa foi acompanhada por um lançamento brilhante de Diogo Araújo, ainda antes do meio-campo, atingindo os 12 pontos e fixando o resultado em 37-44.
Ver esta publicação no Instagram
No regresso dos balneários, a partida assumiu uma toada (ainda) mais aguerrida, com o Vitória SC a reencontrar a faceta ofensiva. Em todo o caso, à partida para o derradeiro quarto, o Sporting CP continuava a vencer (58-67).
A vantagem galvanizou os leões, que não mais saíram da frente do encontro, vencendo por 80-88. Destaque maior entre os leões para Marvin Clark (19pts, 3res, 2rb, 1dl) e Marcus Lovett Jr. (18pts, 4res, 3as). Assim, a turma de Pedro Nuno segue na liderança do Grupo B, antes da partida decisiva, em casa, frente ao FC Porto, agendada para a noite de 14 de fevereiro.
Por sua vez, o Vitória SC segue no terceiro posto do Grupo B, com cinco pontos, uma posição que permite ambicionar alcançar a final-four da Taça Hugo dos Santos, graças ao play-off que irá cruzar segundos e terceiros classificados. Na partida deste sábado, Ryuny (24pts, 14res, 1rb) e Cornelius Hudson (26pts, 9res, 2as, 4rb) estiveram em grande plano entre os conquistadores.
Estatística completa: Vitória SC 80-88 Sporting CP
No topo deste grupo, também com seis pontos, segue o FC Porto, que esta tarde triunfou na receção ao Portimonense Viva Portimão, que não contou com o internacional português Cândido Sá.
A terceira vitória dos dragões na prova foi construída desde cedo, em parciais de 28-21 e 25-10. Aquando da buzina para recolher aos balneários, o destaque maior era repartido por Aaron Harrison (11pts) e Phillip Fayne (12pts, 8res).
Ver esta publicação no Instagram
A segunda parte trouxe um FC Porto a velocidade “cruzeiro”, que se limitou a selar nova vitória, com parciais de 10-12 e 16-13. Em suma, os azuis e brancos triunfaram por 79-56. Destaque maior para a exibição de Fayne (12pts, 9res, 3dl). A larga vantagem permitiu ao internacional português João Guerreiro também se evidenciar, com nove pontos e oito ressaltos.
Estatística completa: FC Porto 79-56 Portimonense Viva Portimão
A terceira jornada no Grupo B ficou completa com o triunfo do Imortal Luzigás sobre o Lusitânia Expert, em Olhos de Água. Num encontro de sentido único, os algarvios apenas abrandaram no derradeiro quarto (21-15, 18-08, 30-14, 22-25), pintando o marcador com 91-62.
Entre os anfitriões estiveram em evidência Derek Jr. (18pts, 4res, 3as, 1rb), Tubbergen (15pts, 12res, 2as, 1rb, 1dl) e Trevond Barnes (17pts, 7res, 1rb, 1dl). Do outro lado, e apesar do desaire, o capitão dos açorianos, Fernando Ferreira, anotou 16 pontos, 10 ressaltos, duas assistências e quatro roubos de bola.
O triunfo permite ao Imortal Luzigás ainda almejar o terceiro lugar, uma vez que leva cinco pontos, menos um em relação ao Vitória SC, o qual defrontará, em Guimarães, na noite de 14 de fevereiro. Por sua vez, o Lusitânia Expert encaixou a terceira derrota na prova.
Estatística completa: Imortal Luzigás 91-62 Lusitânia Expert