Portugal apurado para a FIBA 3×3 Europe Cup 2023

Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, elogia trabalho das Seleções Nacionais de 3x3

Portugal assegurou a qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup pela segunda vez consecutiva, após quatro vitórias em quatro jogos na fase de apuramento, que se realiza na Eslováquia. Depois dos triunfos de sábado frente a Áustria (15-11) e Grécia (22-7), este domingo a seleção nacional superou a Eslováquia (22-7) e a Polónia (17-14). A Seleção Nacional de 3×3 feminina é composta por Emília Ferreira, Márcia da Costa Robalo, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Maianca Umabano, e o selecionador é Américo Santos. A extremo lusa Laura Ferreira foi eleita MVP da competição.

Na reação ao feito da equipa das quinas feminina, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, mostrou-se satisfeito. “Este segundo apuramento em anos consecutivos já é um resultado que já reflete consistência no trabalho que tem sido realizado nas Seleções Nacionais de 3×3. Estas atletas, bem lideradas pela equipa técnica, já têm muitas rotinas. É muito interessante assistir aos treinos e jogos deste grupo de trabalho”, destaca Nuno Manaia.

Por sua vez, o selecionador Américo Santos disse que sempre acreditou neste desfecho. “Posso confessar que o meu acreditar na capacidade destas magníficas atletas fez com que o apuramento deste ano não fosse uma surpresa, mas uma confirmação. Se no ano passado a palavra chave para nós foi ‘intensidade’, este ano foi ‘controlo’. Controlo do jogo, da ansiedade, do desenrolar do resultado, das faltas, mas acima de tudo um controlo emocional assente na noção da qualidade que sabemos ter. Sinceramente, esse foi o nosso enorme crescimento este ano, que permitiu recuperar duas vezes um resultado negativo contra a Polónia no jogo decisivo e levar de vencida uma das potências da modalidade”, afirmou o técnico, que acrescentou que o apuramento “atesta não só a nossa qualidade como a consistência de resultados e crescimento em termos de qualidade de jogo. Jogámos e vencemos equipas que foram terceiras classificadas no Mundial e Europeu do ano passado, e que este ano venceram a campeã do mundo”.

Naturalmente, as jogadoras portuguesas eram o espelho da emoção, após a conquista. “Estou muito contente com o apuramento. É o segundo ano consecutivo que conseguimos a presença no Europeu. Fomos a equipa mais forte da qualificação e vamos continuar o trabalho para conseguirmos uma surpresa no Europeu. Vale a pena investir no 3×3, onde conseguimos estar mais perto dos melhores do mundo. O prémio de MVP é mais um reconhecimento colectivo do que individual, porque sem o trabalho de todas não tinha acontecido”, referiu Laura Ferreira.

E Márcia da Costa Robalo já está a pensar na FIBA 3×3 Europe Cup: “Estamos muito felizes por termos conseguido este apuramento. Queremos sempre fazer melhor e desta vez fizemos melhor. Isto mostra que temos qualidade, que faz sentido esta aposta e espero que isso seja visível na dedicação que colocamos em campo. Apesar de nos termos qualificado, estamos focadas em fazer algo diferente neste Campeonato da Europa”.

 

 

11 JUN 2023