Portugal ataca Europeu com ambição

Seleção nacional feminina de 3x3 disputa fase de grupos esta tarde

Seleções
6 SET 2023

É já esta tarde, dia 6 de setembro, que a seleção nacional feminina de 3×3 inicia a sua participação, pelo segundo ano consecutivo, na FIBA 3×3 Europe Cup, prova que esta época decorre em Jerusalém, em Israel.

Colocada no Grupo C com Lituânia (14h40) e Hungria (16h30), a equipa das Quinas procura melhorar os resultados obtidos na edição anterior da competição. Na antecâmara dos primeiros encontros, a FPB, falou com Emília Ferreira, Joana Soeiro, Márcia da Costa Robalo e Laura Ferreira, sobre o que esperar da prova e como correu a preparação.

“Esperamos dois jogos duros e difíceis mas não impossíveis de ganhar. São duas seleções de nível mundial e bastante distintas na forma de jogar uma da outra”, assevera Emília Ferreira, poste de Portugal. “A Lituânia é uma equipa que procura muito o tiro exterior enquanto que a equipa húngara procura muito ser vertical ao cesto”, atenta.

Para Joana Soeiro, base do conjunto luso, os adversário são “duas seleções muito fortes com várias jogadoras muito experientes no 3×3”. “No entanto, já provámos que podemos ganhar a qualquer país aqui presente e vamos acreditar no nosso potencial”, afirma.

“São duas equipas muito habituadas a jogar a este nível, principalmente a Lituânia, que já anda nestes palcos há vários anos. A Hungria também participou em vários Women’s Series ao longo do verão e parece estar bem preparada”, explica Márcia da Costa Robalo. “Espero jogos intensos, com um ritmo elevado. É um grupo forte e sabemos que para conseguir resultados vamos ter que estar ao nosso melhor nível”.

A internacional portuguesa, Laura Ferreira, que atualmente é a atleta portuguesa com maior número de pontos no ranking da FIBA 3×3, destaca a experiência dos adversários: “Participaram várias vezes na Women’s Series e experiência é algo que não lhes falta. Para além disso são conjuntos que se conhecem muito bem e por isso não vai ser fácil, mas estamos prontas para o desafio”, atenta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FIBA3x3 (@fiba3x3)

“Acredito que vamos dar muita luta! Estamos motivadas, conquistámos uma etapa da Women’s Series e estivemos a bom nível nas outras por isso não tememos a experiência das adversárias porque também temos a nossa”, conta Laura. “Sinto que é um grupo equilibrado, mas estamos preparadas para dar o nosso melhor e nunca desistir. Vamos atacar esta competição da melhor forma possível”.

Nesta que é a segunda participação consecutiva da seleção feminina na elite do basquetebol europeu de 3×3, Márcia considera que a experiência adquirida na Women’s Series assume um papel importante na preparação: “A participação na Women’s Series dá-nos algum conforto porque estamos mais vez com estas equipas e temos oportunidade de as defrontar-mos. Sinto que isso é a grande diferença em relação ao ano passado e temos mostrado que somos uma equipa que quer ser respeitada quando se disputa um europeu”, elabora.

“Ainda que seja preciso participar em mais etapas da Women’s Series para podermos pontuar mais e subir no ranking mundial, todos os momentos de competição internacional que tivemos este verão faz-nos chegar aqui e acreditar que tudo é possível”, acrescenta Joana Soeiro. “Estamos no caminho certo e confiantes no nosso trabalho!”

Para Emília Ferreira, o objetivo é só um: vencer. “Queremos ganhar o campeonato da Europa! A nossa participação na Women’s Series foi bastante positiva, principalmente quando conseguimos alcançar, pela primeira vez, a vitória na etapa de Friburgo. Nas últimas etapas os resultados não foram tão bons mas a verdade é que serviu para ajustarmos e melhorarmos alguns pontos no nosso jogo”, confessa.

Seleções
6 SET 2023

Mais Notícias