Portugal garante o 5.º lugar no Campeonato da Europa e está no Mundial de 2025

Acompanha aqui os resultados do último dia de competição

Seleções
11 AGO 2024

A Seleção Nacional de Sub18 Femininos alcança o melhor resultado de sempre no Campeonato Europeu e ganha o merecido lugar no Mundial de 2025. As portuguesas vencem a Hungria numa calorosa partida que terminou a 63-69.

Apesar de um primeiro quarto com pouca eficácia de lançamento, a equipa das quinas alcança um renhido parcial de 18-17. Portugal tentou ripostar, porém, a Hungria demonstrou maior intensidade defensiva que acabou por resultar numa vantagem de oito pontos ao intervalo (24-17).

Após o regresso dos balneários, a 2.ª parte da partida manteve o ritmo de “taco a taco” inicial, com sucessivas mudanças no marcador. No entanto, as comandadas de Agostinho Pinto, conseguiram liderar o 3.º período do jogo com os parciais de 10-15. A um minuto do fim, o confronto estava empatado a 63 pontos, mas a equipa portuguesa e o público foram mais fortes, conseguindo vingar o jogo por 63-69 e alcançar o melhor resultado de sempre num Europeu e no escalão Sub18 Feminino.

Os festejos ecoavam com o feito inédito e histórico no CDC de Matosinhos, pavilhão que já habituou as seleções nacionais a um apoio incontestável e inconfundível, com esse mesmo apoio a ser mais uma vez crucial para a grande reviravolta da equipa das quinas e a melhor classificação de sempre no Europeu Sub18 Femininos.

Destaca-se a exibição de Ema Karim com 22 pontos marcados, quatro ressaltos e uma valorização de 20 pontos, da poste Carolina Silva que concretizou 10 pontos, sete ressaltos, três assistências e dois desarmes de lançamento e ainda de Clara Silva, séria candidata ao cinco ideal do torneio, após mais uma boa prestação com 14 pontos, cinco ressaltos, uma assistência, um desarme de lançamento e um roubo de bola.

Recordamos que esta Seleção Nacional irá estar presente no Mundial de sub19 femininos, que se irá realizar na Chéquia, em 2025.

Neste último dia do torneio será também decidido a classificação final de todas as seleções que participaram no evento, com a confirmação de que o Luxemburgo e a Alemanha descem para a Divisão B.

A Alemanha garantiou o 15.º lugar no Campeonato da Europa, após vitória sobre o Luxemburgo (16.º classificado) por uma diferença de 18 pontos. As atletas alemãs entraram muito concentradas na partida, alcançando uma vantagem de 14 pontos no primeiro período. As luxemburguesas ainda ripostaram no 2.º quarto com um parcial de 24-15 mas a Alemanha não deu hipóteses para uma reviravolta nos últimos 20 minutos do encontro. Destaque para o jogo de Joyce Etute, com 26 pontos, 20 ressaltos e três roubos de bola. Do lado alemão, destacou-se Remi Drantmann, com 14 pontos e nove ressaltos.

A Eslovénia venceu a Croácia e ficou em 13.º lugar no Europeu de Matosinhos, com apenas um ponto a separar as duas equipas. Já a Croácia, ficou em 14.º lugar e desce também para a divisão B. Numa partida com duas partes distintas, caindo a primeira a favor da Eslovénia (15-11 / 20-10) e a segunda a favor da Croácia (12-21 / 10-14). Do lado esloveno, Tjasa Turnsek voltou a fazer um grande jogo, com 16 pontos, onze ressaltos e três assistências. Já no conjunto croata, Lena Bilic destacou-se, com 21 pontos, dez ressaltos, cinco assistências, quatro roubos de bola, jogando a totalidade da partida (40 minutos).

A Polónia é a 11.ª classificada no Campeonato da Europa após vitória sobre a Turquia, que fica assim em 12.º lugar. A partida foi muito equilibrada de início ao fim, com as equipas a entrarem no intervalo sem qualquer diferença pontual. Foi apenas nos últimos dez minutos que as duas equipas se distanciaram, com um parcial de 16-11 a favor das polacas. Destaque-se a exibição de Natalia Rutkowska, com 16 pontos, 14 ressaltos, dois roubos de bola e sete desarmes de lançamento. Do lado da Turquia, destacou-se Eslem Guler com 14 pontos, três ressaltos, duas assistências e um roubo de bola.

A Itália alcançou o 9.º lugar no Europeu após vencer a Letónia (10.º lugar) por um total de 15 pontos. As atletas italianas controlaram a partida, à exceção do 3.º período (7-15), que acabou por ser o única que caiu a favor das letãs. O grande destaque da seleção italiana foi Emanuela Trozzola, com uns notáveis 27 pontos, cinco assistências e dois roubos de bola. Do lado letão, Evelina Otto foi o destaque, com 13 pontos, dez ressaltos e duas assistências.

A Sérvia conquistou o 3.º lugar no Campeonato da Europa, com uma prestação convincente perante a Israel, que sentiu a falta da Raviv nos últimos sete minutos da partida, após esta ter cometido a sua 5.ª e última falta. As atletas sérvias conseguiram vencer a partida por um total de 16 pontos e garantiram a medalha de bronze. Nota para mais uma ótima exibição de Jovana Popovic, com 28 pontos, sete ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola. Do lado de Israel, nota para a prestação de Gal Raviv, com 16 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e três roubos de bola.

A Bélgica garantiu o 7.º lugar ao vencer a Finlândia (8.ª classificada) numa partida que foi maioritariamente desequilibrada nos últimos dez minutos. Nos primeiros três períodos, a diferença no marcador era de cinco pontos. No último quarto, o parcial foi de 6-16 a favor das belgas e determinante para o resultado final. Do lado da Finlândia destacou-se Sanni Nelskyla, com sete pontos, seis ressaltos e um roubo de bola. Já do lado belga, o destaque foi Pauline Bayart, com 22 pontos, 13 ressaltos, duas assistências e dois desarmes de lançamento.

Já está. A França teve de suar para bater a Espanha, mas depois dos 40 minutos é a campeã europeia de 2024! A partida foi equilibradíssima e, depois de ir para o intervalo a ganhar por apenas quatro pontos (28-32), a França aproveitou um 3.º quarto (18-30) mais forte para alargar a vantagem no marcador. Apesar do grande esforço de Iyana Martin Carrion, que marcou 24 pontos, e Awa Fam, que marcou 18 e que entrou no Cinco Ideal da competição, foram mesmo as francesas, com Sarah Cisse em grande plano (22pts, 6res), bem secundada pelas já habituais Tea Cleante e Nell Angloma, ambas com 16 preciosos pontos. Tea Cleante junta ainda sete assistências neste jogo e Nell Angloma, que também entrou no Cinco Ideal da prova, angariou nove ressaltos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleções
11 AGO 2024

Mais Notícias