Portugal bate Lituânia e fecha fase de grupos invicto

Nova prestação dominante de Clara Silva, bem acompanhada por Fatumata Djaló e Vitória Dias

Seleções
3 JUL 2023

Portugal voltou a sorrir em Konya, na Turquia, ao vencer a Lituânia por 70-47, na 3.ª jornada do Europeu de Sub18 femininos. A Seleção Nacional termina, assim, invicta a fase de grupos do Campeonato da Europa da categoria, com três vitórias em outros tantos jogos, e tem encontro marcado com a Polónia (quarta-feira, 19h30) nos oitavos de final.

Este jogo colocava frente a frente duas seleções que estavam em pólos opostos da classificação do Grupo A, mas os sete pontos de vantagem ao intervalo (38-31) para a formação lusa deixavam antever dificuldades para o grupo comandado por Agostinho Pinto. No entanto, os 20 minutos finais foram de total domínio da equipa das quinas, confirmado pelo parcial de 31-16.

Em termos individuais, destaque para Clara Silva (20 pontos e 10 ressaltos), uma das maiores figuras deste Europeu. Nesta partida, a poste portuguesa de 1,98 metros foi muito bem acompanhada por Fatumata Djaló (16pts, 4res, 2rb, 1dl) e Vitória Dias (4pts, 4res, 2ast, 2rb, 2dl).

“Acabámos por ganhar um grupo bastante difícil, com três bons jogos, e ficámos em 1.º de forma um pouco inesperada. Dá-nos um cruzamento difícil, com a Polónia, com quem jogámos num particular em Barcelos. Amanhã é dia de descanso e é bom para recuperar energias para os quatro jogos que faltam, que vão ser duríssimos. Vamos tentar ir o mais longe possível”, afirmou o selecionador nacional, Agostinho Pinto.

Por sua vez, a atleta Maria Andorinho, o contributo de todas as jogadoras foi importante: “Entrámos conscientes do objetivo, mas não estávamos tão assertivas como pretendíamos. Todas as atletas tiveram minutos e todas sentiram que contribuíram para a vitória. Terminámos a fase de grupos, num agrupamento de alto nível, só com triunfos e isso dá-nos confiança para os oitavos de final. Já conhecemos o adversário e sabemos que vai ser difícil, mas vamos encarar esse jogo como uma final”.

Seleções
3 JUL 2023

Mais Notícias