Portugal bate Suécia ao ritmo dos bombos e fica na “A”

Jogo decisivo, Pavilhão de Tondela cheio de gente, entusiasmo e dos bombos que marcavam o ritmo da Divisão A ou… de uma deslocação à Sérvia e Montenegro para uma difícil poule onde, de três equipas, duas cairiam na Divisão B.

Seleções
5 SET 2005

A escolha era óbvia e com coração, empenho, garra e muito trabalho Portugal levou de vencida (74-67) uma Suécia que agora terá que disputar com a Holanda e a Polónia a permanência entre a elite da Europa. Portugal andou perto do sonho mas conquistou uma realidade que, mais do que merecida, é o lugar de direito de uma equipa que já conquistou o respeito de muitos “gigantes” europeus – a Divisão A.

Foi um jogo cujo início reflectiu o nervosismo e ansiedade dos atletas de ambas as selecções. Muito coração e empenho mas pouco discernimento e pontos marcados. Com o passar do tempo o jogo assentou e os portugueses conquistaram ligeira vantagem (17-10) no final do primeiro período. Foi sol de pouca dura. Com 9-0 no principio do segundo parcial e com o bloqueio de ideias por parte dos lusos, os suecos chagaram à liderança que perderiam já perto do intervalo, embora por escasso ponto de diferença (32-31).O descanso fez bem aos portugueses que conseguiram uma vantagem de 9 pontos com 5 minutos no terceiro período alcançando o decisivo parcial com uma pequena vantagem de 4 pontos (53-49).Aumentava a emoção, o ritmo dos bombos confundia-se com o dos corações mas, com Nuno Perdigão a comandar as operações e com Paulo Cunha, Jorge Coelho, Carlos Andrade e Francisco Jordão em plano de evidência num grupo onde o colectivo é a “estrela”, a lusitana armada lá conseguiu ganhar vantagem e rumar a uma decisiva vitória que nos mantém entre os melhores da Europa.Tondela e as suas gentes foram, mais uma vez, inexcedíveis no apoio que deram à Federação Portuguesa de Basquetebol e à equipa das quinas sendo cada vez mais e com mais esta vitória uma cidade-talismã para o basquetebol. PORTUGALF. Silva, C. Seixas (2), J. Costa, P. Cunha (17), F. Jordão (18), N. Perdigão (7), C. Andrade (17), J. Coelho (11), P.Simão, E. Évora (2), M. Miranda, J. SantosSUÉCIAM. Goransson, S Akyuz (16), J. Nystrom (7), M. Levin (13), O. Nnamaka (8), J. Larsson, W. Copeland (4), J. Kjellbom (2), J. Akesson (3), M. Ringstrom (7), L. Myrthil, M. Palm (7)

Seleções
5 SET 2005

Mais Notícias