Portugal cede no prolongamento face à Bélgica
Seleção Nacional de Sub18 masculinos vai lutar pelo nono lugar no Europeu de Matosinhos
Competições | Seleções
26 JUL 2023
A Seleção Nacional de Sub18 masculinos vai jogar a fase de classificação entre os 9.º e 16.º lugares no Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), depois de um jogo que precisou de prolongamento, mas acabou por sorrir à Bélgica, que venceu Portugal por 79-71, esta quarta-feira, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Na partida desta noite, os belgas entraram com a mão quente dos 6,75 metros e converteram cinco triplos no primeiro quarto, conquistando uma vantagem de dois dígitos que obrigou Portugal a trabalhar muito para reentrar na discussão do resultado. Mas a Seleção Nacional apareceu na sua melhor versão no segundo bloco de 10 minutos. A defesa provocou vários turnovers à Bélgica e, no ataque, a equipa das quinas revelou maior eficácia no lançamento exterior. Resultado? Um parcial de 20-11 para o conjunto luso e reviravolta confirmada ao intervalo (39-36).
Na segunda parte, a toada manteve-se e, usando uma defesa zona 2-3 que criou inúmeros problemas aos belgas e limitou os adversários a apenas seis pontos em 10 minutos, Portugal cavou uma maior vantagem no marcador, entrando para o derradeiro quarto com uma liderança de 12 pontos (42-54). No último quarto, a emoção levou a melhor sobre a tomada de decisão e Portugal foi bastante permeável ao ataque da Bélgica, que recuperou e ainda dispôs de um último lançamento para vitória em cima da buzina, mas falhou. O prolongamento estava confirmado!
Os cinco minutos extra registaram mudanças de liderança e o triunfo podia ter caído para qualquer lado, mas os belgas foram mais felizes.
A nossa Seleção ganhou a luta das tabelas (48 ressaltos contra 39 da Bélgica), com destaque para os 20 ressaltos ofensivos, assim como registou 15 roubos de bola.
Na estatística individual, Rúben Prey (25pts, 10/16 2P, 14res, 3ast, 1rb) alcançou um duplo-duplo e voltou a ser muito influente na manobra portuguesa, sendo secundado por Pedro Lopes (12pts, 3/4 LL, 8res, 4ast, 3rb) e Pedro Santos (11pts, 4/4 LL, 7res, 4rb, 1dl).
Portugal mede forças com a Estónia na sexta-feira, dia 28 de julho, às 20h30, no Pavilhão Municipal de Custóias, no jogo que marca o arranque da fase de classificação do 9.º ao 16.º.
No final da fase de grupos do Europeu de Sub18 masculinos (Divisão B), o selecionador João Tiago Silva fez um balanço dos primeiros quatro jogos da equipa das quinas e sublinhou os aspetos positivos e as lições a retirar da prestação lusa até ao momento.