Portugal classifica-se no quarto lugar dos Jogos Europeus da Juventude Paralímpicos

Numa participação inédita nos Jogos Europeus da Juventude Paralímpicos, na Finlândia, a Seleção Nacional de Sub23 de basquetebol em cadeira de rodas classificou-se no quarto posto.

Atletas | Competições | Formação | Juízes | Seleções | Treinadores
30 JUN 2019

 

Toda a análise, incluindo declarações de Marco Galego, selecionador nacional, Ricardo Vieira, selecionador adjunto, e Ângelo Pereira, capitão de equipa, para ler aqui, numa competição que teve Luís Domingos no cinco ideal.

No último dia de provas, Portugal defrontou a Irlanda pela medalha de bronze e a expectativa que antecedeu o encontro não podia ser maior, fruto do resultado equilibrado entre as mesmas duas seleções no sábado – 49-41 favorável aos irlandeses, também eles debutantes. Infelizmente para as cores nacionais, o jogo teve contornos muito diferentes, com domínio irlandês em todas as fases e componentes, em pleno contraste face a uma seleção portuguesa perdulária em situações ofensivas de fácil concretização e cabisbaixa, sem nunca esboçar uma reação que pudesse inverter o rumo dos acontecimentos. No final, 42-24. Parciais: 8-5 / 10-4 / 9-11 / 15-6 Marcadores: #8 Ângelo Pereira 9 pts, #15 João Pedro 4 pts, #7 Luís Domingos 4 pts, #6 Ibrahim Mandjam 3 pts, #11 Ahmat Afashokov 2 pts, #9 Emanuel Soares 2 pts

 

“Esta geração tem que ser o exemplo para a mudança do BCR em Portugal” – Marco Galego

Selecionadores e capitão de equipa alinham pelo mesmo diapasão no que concerne à urgência de reformular a qualidade e a quantidade de treino em Portugal, seja no clube ou individualmente. Marco Galego, selecionador nacional, vinca o orgulho no grupo de trabalho que esteve na Finlândia e enaltece “o ambiente incrível” criado pelos Sub23 nacionais no centro desportivo de Pajulahti, palco da sua primeira participação oficial e que os despertou para o fosso competitivo face ao resto da Europa. “Não podemos competir com ninguém a falhar situações de um para zero, como falhámos. Sei que não é uma tarefa fácil, mas compete-nos a nós, selecionadores, e aos jogadores conseguirem que os clubes mudem as condições de trabalho que estão a dar”, sublinha. O técnico natural de Elvas espera que a experiência nos Jogos Europeus da Juventude “sirva para fazer crescer os jogadores”, sobretudo atendendo a que dentro de um ano a pretensão é a de disputar o Campeonato da Europa Sub23. “Esta geração tem que ser o exemplo para a mudança do BCR em Portugal”, remata o selecionador. Por seu turno, Ricardo Vieira, selecionador adjunto, que começa por louvar “as atitudes e empenho” dos atletas, corrobora o choque diante de “uma realidade completamente diferente” e frisa não estar insatisfeito com o desempenho dos seus pupilos. “Tive oportunidade de lhes dizer que para aquilo que treinam, estão a jogar bem. A única questão é que aquilo que treinam não chega para competir a este nível”, alerta o treinador bracarense. Consciente do patamar superior das três seleções que se impuseram a Portugal, destacando em particular a França, que cogita vir a ser “uma das candidatas ao próximo Europeu Sub23”, o técnico adverte que o desnível procede “da cultura desportiva e do próprio indivíduo”. Se entende que as condições de trabalho dadas às seleções de BCR já suprem todas as necessidades, “falta que os atletas façam o que lhes compete fora dos clubes e que estes lhes deem a formação básica”. Em jeito de apelo, Ricardo Vieira pede aos treinadores de BCR em Portugal que “façam crescer os jovens enquanto atletas e lhes exijam planos de treino do que fazem fora do treino de equipa”. A constatação da carência de mais volume e qualidade de treino conjunto e individual, físico ou técnico, estende-se aos atletas que compuseram esta primeira Seleção Sub23. O capitão Ângelo Pereira atesta que a mensagem chegou ao grupo, que reconhece ser preciso “treinar mais, muito mais”, acrescentando que a dura derrota contra a França funcionou como um “abrir de olhos”. Termina a época para a Seleção Sub23, que em 2020 espera agora estrear-se em Campeonatos da Europa.

 

 

 

Atletas | Competições | Formação | Juízes | Seleções | Treinadores
30 JUN 2019

Mais Notícias