Portugal volta a deixar imagem de grande nível na Women’s Series
Seleção Nacional feminina de 3x3 apenas "cai" na final frente à China
Competições | Seleções
7 JUL 2023
A Seleção Nacional feminina de 3×3 esteve em grande nível em mais uma etapa da Women’s Series, agora na cidade suíça de Fribourg! Portugal chegou à final da competição, “caindo” apenas por 14-10 diante da China, que se tem mostrado uma potência neste circuito.
A formação lusa, no jogo decisivo, entrou bem, chegou a estar em vantagem, mas o adversário asiático obteve um parcial de 7-0 e colocou-se no caminho para a vitória final.
Márcia da Costa Robalo marcou sete dos 10 pontos de Portugal e por isso deu nas vistas.
No rescaldo da prova, as nossas atletas foram a voz da ambição: “Na qualificação para o Europeu, sem derrotas, mostrámos que não viemos para aqui “brincar” ao 3×3. Temos ambições grandes enquanto Seleção portuguesa e queremos garantir que ganhámos o respeito das maiores potências mundiais. Esta presença na final contra a China (bronze nos Jogos Olímpico de Tóquio, em 2020) diz muito sobre quem somos nesta modalidade”, vincaram.
O quarteto relembrou a qualidade destes adversários: “É importante reforçar a ideia de que estas etapas são constituídas por seleções que já competem em Campeonatos Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos, logo têm um nível de preparação bastante elevado. A nossa Seleção junta-se poucos dias antes de viajar para estas mesmas etapas e tudo aquilo que entregamos, é aquilo que temos”, afirmaram.
As internacionais portuguesas asseguraram que podem ser competitivas contra qualquer oponente: “O nosso principal objetivo é sempre ganhar “o próximo jogo”, independentemente de quem seja. Já derrotámos potências como a França, Estados Unidos, Espanha e Países Baixos. Podemos competir com qualquer equipa e já o provámos”, referiram.
Emília Ferreira, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Márcia da Costa Robalo querem contribuir para o crescimento do 3×3 em Portugal: “Estamos a querer abrir um caminho e levar o nosso país à elite desta modalidade. Esperamos, com estes resultados, trazer cada vez mais praticantes portugueses e ver o investimento a crescer de ano para ano”, concluíram.
Portugal chegou ao duelo mais desejado depois de ultrapassar a Letónia por 17-12.
Portugal liderou quase sempre as contas diante da congénere letã e, a partir do momento em que empatou o marcador a três pontos, nunca mais deixou de controlar as operações.
Emília Ferreira, com cinco pontos e cinco ressaltos, esteve em foco na nossa equipa.
Nos quartos de final, Portugal venceu a equipa azeri de Neftchi por 18-15.
Relativamente ao jogo dos “quartos”, a nossa Seleção entrou bem, com um parcial de 5-1, tónico para um encontro durante o qual nunca esteve em desvantagem.
Na parte final, Neftchi aproximou-se (15-16), mas dois lances livres de Joana Soeiro resolveram a questão.
Emília Ferreira, com nove pontos apontados, destacou-se pelas nossas cores.
Contas finais, Portugal alcançou cinco triunfos e duas derrotas, importando relembrar que partiu da qualificação.
Parabéns à equipa nacional, composta por Emília Ferreira, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Márcia da Costa Robalo e orientada por Américo Santos! Num lote de grandes seleções, Portugal alcançou o segundo lugar e oito mil dólares!
(em atualização)