Portugal de regresso à Divisão B

Seis anos depois, Portugal está de volta à Divisão B de um Campeonato da Europa de basquetebol em cadeira de rodas, depois da última participação em 2010, na altura em Brno.

Competições | Seleções
26 JUN 2016

Esta competição, que irá decorrer em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), tem início marcado para 11 de julho, em matéria de jogos, sendo que Portugal estará presente no desafio inaugural, frente à seleção bósnia, precisamente a anfitriã. A equipa de todos nós encontra-se inserida no Grupo A juntamente com a Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Áustria e Letónia.

 

Este Campeonato da Europa marca o regresso de Portugal à divisão B; tendo sido a última participação em 2010, em Brno, República Checa. Desse grupo transitam 6 jogadores: Henrique Sousa, Nelson Oliveira, Hugo Maia, Pedro Gonçalves, Hugo Lourenço e Márcio Dias. Face ao Europeu do ano passado da Divisão C, em Lisboa, há 3 mudanças: saem Nuno Neves (Meylan Grenoble), Rui Nicolau (APD Sintra) e Aníbal Costa (APD Leiria); entram  o estreante João Paulo Ribeiro (APD Braga), Henrique Sousa (APD Braga) e Claúdio Batista (Clinicas Rincon Amivel de Málaga).

 

As expectativas para o Euro são difíceis de balizar, uma vez que o conhecimento dos adversários, exceção feita à Bósnia e Irlanda que transitam connosco (a última devido à desistência da República Checa), é muito reduzido. Ainda assim é possível dizer que Portugal escapou, por agora, ao principal tubarão, a França, vice-campeã do mundo em 2010 e que não deverá ter muitas dificuldades em assegurar uma das duas vagas de acesso à final. Mais ainda quando reforçada pela sua super estrela Sofyane Mehiaoui (pontuação 3.0), jogador de Santa Lucia de Roma, uma das melhores equipas da Europa. Entre outras conquistas, este atleta já foi campeão da Europa de clubes por duas vezes,ao serviço do Galatasaray. 

 

O grupo de Portugal é, porém, mais equilibrado (Bósnia, Letónia, Lituânia e Áustria). Basta dizer que a Áustria foi 5ª classificada no Grupo B de há dois anos e a Lituânia foi 3.ª, sendo que a Bósnia, apesar de transitar connosco, já ficou em 2.º lugar por três ocasiões no grupo B, o que lhe valeu o apuramento para o escalão A, pode ndo perfeitamente "limpar" este grupo. 

 

Mas é crível que Portugal tenha uma palavra a dizer, beneficiando de um misto de jogadores experientes e de outros em fase de afirmação. Contudo, a nossa seleção é uma das poucas equipas, senão a única, a ir para o Europeu sem ter disputado jogos amigáveis por falta de viabilidade financeira. 

 

Consulte todas as informações sobre o torneio em: http://www.ecmb.eu.

Competições | Seleções
26 JUN 2016

Mais Notícias