Portugal de regresso às vitórias no Europeu de Matosinhos
Seleção Nacional de sub18 masculinos vence Estónia e segue firme na luta pelo nono lugar
Competições | Seleções
28 JUL 2023
A Seleção Nacional de Sub18 masculinos venceu a congénere da Estónia por 80-57, esta sexta-feira, em jogo do Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), numa exibição de grande qualidade da formação orientada por João Tiago Silva, Hugo Matos e Pedro Oliveira. Com esta vitória, Portugal mantém vivo o objetivo de chegar ao nono lugar na prova.
A equipa das quinas fez uma primeira parte de excelente nível, com muito controlo da posse de bola – apenas quatro turnovers nos 20 minutos iniciais -, domínio na luta das tabelas (24 ressaltos vs. 12 da Estónia) e uma eficácia elevadíssima, em especial da linha de três pontos (sete triplos em 10 tentativas). A vantagem de 18 pontos ao intervalo (51-33) era, por tudo isto, inteiramente justa.
Com uma boa entrada na segunda parte, a Estónia ainda conseguiu reduzir a diferença no marcador para apenas um dígito, numa altura em que Portugal registou a pior fase do jogo em termos ofensivos, mas o final do terceiro quarto e os derradeiros 10 minutos voltaram a mostrar a melhor versão da turma lusa, empurrada pelo público que lotou o Pavilhão Municipal de Custóias.
Portugal apontou nove triplos e dominou a luta das tabelas (51 ressaltos contra 33 do adversário), com Rúben Prey a ser rei neste capítulo.
Em termos individuais, o já mencionado Prey realizou uma exibição de grande nível (28pts, 24res, 1ast, 2rb, 1dl), com um fantástico duplo-duplo. Pedro Santos (16pts, 6/9 2P, 5res, 2ast, 2rb) e Nathan Noronha (12pts, 3/3 3P, 2res, 2ast, 1rb).
Este sábado, às 15h30 (transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito), Portugal volta ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos para defrontar a Hungria.
No rescaldo do triunfo sobre a Estónia, o base Jhonathan Andrade mostrou-se satisfeito pela exibição lusa e o selecionador nacional João Tiago Silva destacou a consistência da equipa das quinas.