Portugal de sonho vence Espanha por 64-60

Simplesmente espetacular a noite que Portugal viveu no Pavilhão Municipal de Custóias, com a nossa Seleção de Sub 20 Femininos a bater a Espanha, campeã europeia em título, por 64-60.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
10 JUL 2016

Revelando uma força mental extraordinária, as nossas jogadoras foram buscar forças para dar a volta ao resultado, atingindo assim a segunda vitória da história sobre a Espanha em jogos oficiais do escalão feminino! 

Portugal só sabe vencer neste Europeu de Sub20 Femininos, com a vítima desta vez a ser uma fortíssima Espanha, que também havia triunfado no primeiro jogo.

O primeiro período foi equilibrado, com algumas alternâncias no marcador e bolas perdidas de parte a parte, mas com Portugal na frente por 13-10, após os 10 minutos iniciais. 

Porém, no segundo quarto, tudo de alterou, já que a Espanha se distanciou perigosamente, aproveitando uma fase de maior apatia da turma lusa. Aliás, Portugal apenas obteve dois pontos neste período, permitindo que a equipa do país vizinho aplicasse um parcial de 16-0, o que se traduziu num resultado de 29-15 avorável às espanholas,ao intervalo.

E seria na segunda parte do encontro que viria ao de cima a incrível força mental das nossas atletas, que de uma possível derrota anunciada viraram o jogo para um triunfo histórico. A atitude alterou-se, a garra foi tremenda, o talento ressurgiu, numa equipa que voltou a provar a sua qualidade, com muitas e boas opções à disposição do selecionador nacional, Eugénio Rodrigues.

No terceiro período, Portugal entrou de uma forma excelente, aplicando um parcial de 8-2 que serviu de alerta à formação espanhola, que ainda viria a reagir, fazendo com que partida se passasse a disputar numa toada sensacional de parada e resposta. Os nervos eram muitos, logo os erros também, com a Espanha a entrar para o último período com uma vantagem de cinco pontos (36-41).

Contudo, o filme de suspense iria entrar ainda na sua fase mais intensa. Sem tirar o pé do acelerador, Portugal começou a encostar a Espanha às cordas, motivado também pelo apoio prestado pelos grandes adeptos presentes nas bancadas. Até que as nossas craques empataram mesmo o desafio, a 49 pontos, e aí ninguém mais as parou, passando Portugal para a frente do marcador, chegando a ter uma vantagem de quatro pontos a 47 segundos do final (60-56). A Espanha tentou encostar-se, mas a nossa Seleção estava embalada, acabando por vencer o jogo por 64-60, numa noite de grande nível e extremamente moralizadora.

Em termos individuais, na equipa das quinas, Carolina Gonçalves foi uma gigante, contagiando tudo e todos com uma notável atitude, traduzida nos 27 pontos apontados, bem secundada por Carolina Bernardeco, que registou 9 pontos e uma força tremenda. Por seu turno, do lado espanhol, Orts (16 pontos) e Quevedo (12 pontos) foram muito importantes.

Contas feitas, Portugal segue na liderança do Grupo A, sendo que o próximo desafio, relativo à última jornada da Fase de Grupos, se encontra agendado para terça-feira às 20h45, diante da Polónia, numa altura em que o Centro de Desportos e de Congressos de Matosinhos passará a ser o palco principal da competição, que amanhã terá um dia de paragem.

 

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
10 JUL 2016

Mais Notícias