Portugal derrota a Itália e alcança a primeira vitória no Campeonato da Europa

Acompanha aqui os resultados do primeiro dia de competição

Seleções
3 AGO 2024

E começou o Campeonato da Europa para a Seleção Nacional Sub18 Feminina! Portugal venceu a partida frente à Itália por 49-68 e garantiu o 1.º triunfo no torneio.

As comandadas de Agostinho Pinto entraram em grande na partida frente à Itália, com um exímio 1º período frente ao conjunto italiano, após um parcial de 11-27. Contudo, o 2.º período teve um rumo diferente para as atletas portuguesas, com as italianas a conseguir equilibrar a partida e a reduzir a vantagem para seis pontos (38-44).

À saída do intervalo, as duas equipas emanavam total concentração para os últimos 20 minutos do encontro. Foi a Itália quem começou melhor no 3.º período, com cinco pontos de seguida sem resposta, porém, a equipa das quinas não se deixou intimidar pelo início forte das italianas e conseguiu equilibrar o parcial, acabando este por cair a favor de Portugal (9-11).

No último período do jogo, a defesa foi a palavra-chave e o fator determinante para a Seleção Nacional garantir a primeira vitória no Campeonato da Europa!

Destaque para Clara Silva com 17 pontos, dez ressaltos e três assistências. Nota ainda também para Carolina Silva, com oito pontos, sete ressaltos, três assistências e um desarme de lançamento.

Portugal volta a entrar em ação amanhã às 18h, frente à Alemanha, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Como habitual, o jogo tem transmissão na FPBtv.

Acompanha aqui a atualização dos resultados e das partidas do primeiro dia do torneio:

No primeiro encontro do dia no Pavilhão Municipal de Guifões, Israel entrou mais forte, com três triplos em catadupa, mas a Finlândia respondeu “à altura”, aproveitando precisamente o poderio físico debaixo das tabelas. Até sensivelmente metade da primeira parte, as escandinavas estiveram por cima, mas a atitude israelita (e os três pontos a cair) ajudaram-nas a recuperar no marcador: 44-45 ao intervalo para Israel. A segunda parte foi quase uma réplica da primeira, com boas oportunidades de parte a parte, mas foi mesmo a Finlândia a consagrar a vitória, após um grande jogo individual de Lilli Onnela (22pts) e Nicole Ogun (16pts, 15res) por 89-79. A israelita Gal Raviv marcou 24 pontos e contribuiu ainda com 9 assistências.

O jogo número um do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos reuniu as Seleções Nacionais da Polónia e da Bélgica. A equipa da Polónia marcou a dianteira ao longo de toda a 1.ª parte, mas o 3.º quarto deixou às belgas alguma esperança (9-13). Apesar dessa descaída, a equipa polaca voltou à dianteira do marcador e venceu o confronto por 64-58. De modo individual, destacaram-se Wiktoria Wiklak (13pts, 8res e 1rb) da turma vencedora e, do lado da Bélgica, Ella Declercq (13pts, 7res e 2ast).

O segundo jogo do Grupo B colocou frente-a-frente a França e o Luxemburgo no Municipal de Guifões, num duelo sem particular história. A França dominou o encontro desde cedo (só no 3.º período – 19-13 – as luxemburguesas conseguiram marcar mais de 10 pontos num quarto), com Melissa Guillet (16pts, 6/8 2P) e Tea Cleante (17pts, 3/3 3P, 6ast) a destacaram-se pelas gaulesas; do lado do Luxemburgo (que, recorde, chegou este ano à Divisão A, após se ter classificado no 2.º posto na Divisão B de 2023), a referência foi Joyce Isi Etute, que juntou oito ressaltos e cinco roubos de bola aos seus 12 pontos (e aos seus 14 (!) turnovers).

No segundo jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, encontraram-se dois países dos Balcãs: a Hungria e a Croácia. Nesta disputa, a Hungria garantiu durante quase todos 40 minutos, a dianteira da partida. Apesar de no 1.º quarto no resultado se apresentar renhido, ao longo dos restantes períodos o avanço foi notório. Assim, as vencedoras do confronto foram as húngaras, por 63-40. Sobressaíram-se as atletas Greta Szucs (Hungria) com seis pontos, oito ressaltos e um roubo de bola, e Petra Bozan (Croácia) com 11 pontos, nove ressaltos e uma assistência.

A terceira partida do dia no Municipal de Guifões foi a mais equilibrada do dia, com ambos os lados a mostrar muita agressividade e muita garra. A partida podia ter caído para qualquer um dos lados, mas a verdade é que a Turquia conseguiu segurar o resultado durante toda a segunda parte, apesar do esforço letão, e garante assim a sua primeira vitória no Europeu. Estere Petrus, com 14 pontos, foi a melhor da Letónia, a par de Anna Liepina (6pts, 11res) e Evelina Otto (10pts, 5res). Do lado turco, Tuana Vural (17pts) e Eslem Guler (12pts, 9res) foram os grandes destaques.

Se o terceiro jogo em Guifões foi o mais renhido, quase se pode dizer o mesmo do encontro que opõs Alemanha e Sérvia no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. As germânicas ganharam perante uma grande réplica da Sérvia (chegou a estar a perder por 17 pontos), que viu em Jovana Popovic (18pts, 6res, 5ast, 3rb) e Hana
Predojevic (15pts) as suas grandes armas. A alemã Clara Bielefeld foi a MVP da partida (10pts, 14res, 4ast – valorização de 25 pontos), bem secundada por Helena Englisch, com 17 pontos e 7 ressaltos.

O primeiro dia do grupo A terminou com o embate entre a Espanha e a Eslovénia, com os nossos vizinhos ibéricos a conseguir derrotar as eslovenas por numa partida desequilibrada desde o início. A Espanha chegou ao intervalo com uma vantagem de 20 pontos e conseguiu aumentar essa vantagem para 36 pontos no final da partida. Grande destaque para a exibição de Awa Fam, com 15 pontos, oito ressaltos e dois roubos de bola. Do lado da Eslovénia, foi Maja Uranker quem se destacou, com 15 pontos também, três ressaltos e dois roubos de bola.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleções
3 AGO 2024

Mais Notícias