Portugal entra a vencer no Europeu de Sub 20 Femininos por 94-67

Perante um Pavilhão Municipal de Custóias quase repleto, Portugal não acusou a pressão e entrou da melhor forma no Europeu de Sub 20 Femininos, batendo a Bósnia e Herzegovina por 94-67, naquela que foi a maior pontuação do primeiro dia de prova.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
9 JUL 2016

Bravo, meninas! 

 

Que bela exibição aquela que Portugal efetuou esta noite, diante da Bósnia e Herzegovina, também embalado pelo habitual efervescente ambiente proporcionado pelo público de Matosinhos. O resultado de 94-67 espelhou a superioridade lusa perante uma sempre aguerrida equipa bósnia, que nunca virou a cara à luta.

A fase mais equilibrada do desafio decorreu no primeiro período, sendo que após os dez minutos iniciais se verificava uma igualdade a 21 pontos, adivinhando-se então uma partida nivelada, algo que Portugal viria a desmentir no segundo quarto, já que as comandadas de Eugénio Rodrigues estiveram imparáveis até ao intervalo.

Através de belas jogadas aliadas a muita eficácia, sem esquecer vários roubos de bola, Portugal disparou no marcador, chegando ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (46-31).

No reatamento do desafio, a equipa das quinas manteve os indícios de espetecularidade, distanciando-se ainda mais e dando a sensação de que a partida estava resolvida, mas a Bósnia e Herzegovina ainda encetou uma ligeira recuperação aproveitando uma fase de maior desnorte luso, que culminou com o atingir das cinco faltas. Porém, à entrada para o derradeiro período, Portugal continuava relativamente tranquilo na frente (65-51).

O último quarto iniciou-se com uma toada semelhante, mas rapidamente Portugal readquiriu os níveis de jogo já exibidos. Fortemente apoiada pelos adeptos, as atletas portuguesas voltaram a dar espetáculo, criando momentos de grande empolgamento, o que se traduziu no resultado final de 94-67.

Em termos individuais, do lado nacional, destaque para a excelente prestação de Maria Kostourkova, jogadora com maior pontuação e melhor ressaltadora do desafio (30 pontos e 14 ressaltos), assim como para Maianca Umabano (16 pontos), Chelsea Guimarães (16 pontos) e Carolina Bernardeco (14 pontos). Relativamente ao conjunto bósnio, de referir os desempenhos de Zubac (23 pontos) e Brcaninovic (20 pontos).

Contas feitas, Portugal arrancou da melhor forma no torneio, mas há ainda um longo caminho a percorrer e já a começar por amanhã, com o desafio frente à Espanha, agendado para as 20h45, sendo que a equipa do país vizinho também venceu hoje, neste caso a Polónia, por 56-36.

Seguem em baixo algumas imagens referentes ao duelo desta noite, assim como à posterior 'flash-interview', com Eugénio Rodrigues, selecionador nacional, e Maria Kostourkova, MVP do desafio.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
9 JUL 2016

Mais Notícias