Portugal está nos quartos-de-final do Campeonato da Europa

Portugal joga esta quinta-feira às 20h30 frente a Israel

Seleções
7 AGO 2024

Portugal está nos quartos-de-final do Campeonato da Europa, após a grande vitória frente à Croácia por 63-56, afirmando a melhor classificação no escalão de sub18 femininos.

A Seleção Nacional Sub18 Feminina conseguiu a quarta vitória consecutiva no evento, apesar de ter começado no 1.º quarto ligeiramente atrás da equipa adversária (13-19). No segundo período, a turma portuguesa passou para a frente onde chegou a estar na frente por sete pontos. No entanto, segundos antes da entrada para os balneários, a equipa croata passou para a dianteira, com a diferença apenas de um ponto (34-35).

Após o intervalo, as comandadas por Agostinho Pinto, deram a volta ao marcador e entraram nos últimos 10 minutos com nove pontos de avanço, alcançando o parcial de 18-8. O jogo termina 63-56 com a vitória de Portugal e um pavilhão ao rubro, com a passagem aos quartos-de-final da competição.

Destaque-se a exibição de Clara Silva, com 20 pontos, 11 ressaltos, uma assistências e três desarmes de lançamento. A grande eficácia coletiva da equipa das quinas garantiu a manutenção na divisão A e a luta para os primeiros oito lugares. Há dois anos, no Youth EuroBasket de sub16 femininos, as portuguesas perderam a possibilidade de serem medalhadas após ter perdido na disputa de 3.º e 4.º com a Croácia.

A Seleção Nacional volta a jogar na próxima quinta-feira, 8 de agosto, desta vez frente a Israel, com transmissão em direto na FPBtv.

Acompanha aqui os resultados dos encontros do dia:

A Espanha é a primeira equipa a passar para os quartos-de-final do Campeonato da Europa, com uma vitória convincente frente ao Luxemburgo. As atletas espanholas adiantaram-se no marcador logo no ínicio da partida, chegando ao intervalo a vencer por 11 pontos. Porém, à saída do intervalo, o Luxemburgo deixou escapar a vantagem até um total de 39 pontos. Destaque-se a exibição de Ines Sotelo, com 20 pontos, cinco ressaltos, três assistências e dois roubos de bola. Já do lado do Luxemburgo, destacou-se Isa Hamalainen com 19 pontos, oito ressaltos, três assistências, um roubo de bola e quatro desarmes de lançamento.

Dez pontos apenas separaram a Finlândia da Eslovénia no primeiro jogo do dia no Municipal de Guifões. A turma nórdica bateu o coletivo de leste numa partida bastante equilibrada, com o segundo quarto (27-14) a ser decisivo nas aspirações finlandesas – a luta das tabelas caiu para a Finlândia (51 ressaltos contra 34) e foi decisiva no resultado final. As finlandesas Lilli Onnela e Nicole Ogun (em grande destaque na fase de grupos) estiveram hoje mais “apagadas”, valendo os 18 pontos e seis ressaltos de Erika Mace e os 13 pontos e sete ressaltos de Venla Patrikainen. Do lado esloveno, brilhou Maja Uranker (20pts, 3ast, 4rb) e Tjasa Turnsek (13pts, 11res, 4ast, 2rb). As azuis e brancas seguem agora para os quartos-de-final do Europeu, onde vão defrontar o vencedor do Polónia-Sérvia (a decorrer agora).

Calmamente e controlando o jogo, a Polónia garantiu o passaporte para os quartos-de-final após bater a Sérvia 57-71, no segundo jogo do dia no Municipal de Guifões. Ao intervalo o jogo já caia para as sérvias, apesar da grande exibição da polaca Natalia Rutkowska (19pts, 6res, 3ast, 4dl). Do lado sérvio, destaque para Jovana Popovic, em mais uma exibição de encher o olho: 18 pontos, seis ressaltos, sete assistências e seis roubos de bola (27 de valorização). Hana Predojevic anotou 14 pontos e sete ressaltos e também esteve novamente em grande plano.

A Hungria está apurada para os quartos de final após um dos jogos mais emocionantes do Campeonato da Europa até agora, que acabou por se decidir apenas no último segundo. A Itália ganhava 66-64 a três segundos do fim e a Hungria acertou um triplo para garantir a vitória enquanto a buzina soava. Destaque-se a exibição de Anita Franchini com 12 pontos, seis ressaltos e quatro roubos de bola. Do lado da Hungria, note-se a prestação de Dora Toman com 18 pontos, dois ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola.

Israel está qualificada para os quartos-de-final após vitória sobre a Turquia num jogo onde a intensidade sentiu-se desde o apito inicial. As atletas israelitas começaram com grande ritmo nos primeiros dez minutos, alcançando uma vantagem de 11 pontos que aumentou para 15 à entrada para o intervalo. Contudo, a Turquia não se deixou ficar e ainda conseguiu ficar perto de igualar a partida, porém, Israel não se deixou apanhar no marcador. Nota para o jogo de Eslem Guler com 21 pontos, três ressaltos, três assistências e quatro roubos de bola. Do lado de Israel, destaque-se a partida de Gal Raviv com 23 pontos, 11 ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola.

A França voltou a mostrar que é uma das grandes candidatas ao título no Campeonato da Europa e venceu a Letónia por uma larga margem (50 pontos), estando até a vencer por 29-2 no fim do primeiro período. Destaque-se a exibição de Sarah Cisse, com 18 pontos, seis ressaltos, dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento. Já na equipa da Letónia, Emilija Stelmahere apontou oito pontos e cinco ressaltos.

A Bélgica faz parte do grupo de equipas que se apurou para a classificação dentro das oito primeiras após o jogo renhido frente à Alemanha. Uma partida que esteve taco-a-taco de parciais: 20-14, 14-15, 14-19 e, por fim, 21-16. Sobressaiu em campo a atleta belga Zhen Verburgt com 18 pontos, 11 ressaltos e duas assistências, e ainda a alemã, Maria Perner com 18 pontos, quatro ressaltos e duas assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleções
7 AGO 2024

Mais Notícias