Portugal imbatível na fase de grupos do Campeonato da Europa

Fica a conhecer aqui os resultados do 3.º dia da competição

Seleções
5 AGO 2024

No terceiro dia de competição no Campeonato da Europa em Matosinhos, a Seleção Nacional Sub18 Feminina enfrentou a Sérvia na procura pela terceira vitória na fase de grupos, acabando por a obter após uma grande batalha com as atletas sérvias a acabar 68-60 a favor de Portugal.

O primeiro quarto foi diferente do que sucedeu nas últimas duas partidas de Portugal, com a seleção adversária a entrar melhor na partida com um parcial de 16-22. Já no segundo período, as comandadas de Agostinho Pinto conseguiram equilibrar o marcador e a partida seguiu para o intervalo com apenas uma diferença de dois pontos no marcador (34-36).

No terceiro quarto, a intensidade fez-se sentir, principalmente no âmbito defensivo, com um parcial de 10-14. Nos últimos dez minutos do jogo, Portugal conseguiu apanhar a Sérvia no marcador e o jogo foi taco-a-taco nos últimos minutos. Nos últimos três minutos decisivos, a equipa das quinas conseguiu derrotar a Sérvia por uma margem de oito pontos, com grande ajuda do público de Matosinhos.

Destaque-se a exibição de Clara Silva, com 16 pontos, seis ressaltos, seis assistências, dois roubos de bola e três desarmes de lançamento. Nota ainda para o grande esforço coletivo da equipa portuguesa para garantir a vitória e a invencibilidade na fase de grupos do Europeu.

A Seleção Nacional volta a jogar na próxima quarta-feira, 7 de agosto, às 20h30, frente à Croácia, com transmissão em direto na FPBtv.

Na primeira partida do dia entre a Croácia e a Bélgica, foram os diabos vermelhos a levar a melhor. As belgas entraram no jogo com uma maior eficácia de lançamento e intensidade, que acabou por se revelar crucial no marcador à entrada para o intervalo (oito pontos). A tendência manteve-se no 3.º período, porém, o quarto e último período foi ganho pelas croatas. Contudo, não foi suficiente para impedir a vitória da Bélgica. Destaque-se a exibição de Zhen Verburgt, com 18 pontos, cinco ressaltos e uma assistência. Do lado da Croácia, Petra Bozan marcou 21 pontos e registou nove ressaltos e dois desarmes de lançamento.

O 3.º dia de competições abriu no Pavilhão Municipal de Guifões com a seleção italiana a derrotar a Alemanha por mais de 25 pontos. Estas equipas fazem parte do mesmo grupo de Portugal (grupo C) e ambas perderam frente à Seleção Nacional organizadora do evento. Nesta partida, a Itália esteve na frente em todos os quartos, deixando os parciais do jogo a: 19-21, 8-19, 12-25 e 8-9. Destacaram-se em campo a atleta italiana Nicole Torresani (19pts, 11res e 2ast) e a alemã Helena Englisch (14pts, 10res e 1ast).

Numa partida unilateral, foi Israel quem saiu por cima no final do jogo. Com uma vantagem de 20 pontos ao intervalo, previa-se a primeira vitória das israelitas no Campeonato da Europa e assim se confirmou, ao derrotar o Luxemburgo por uma vantagem de 34 pontos. Destaque para duas jogadores do Luxemburgo que apontaram um duplo-duplo, Isa Hamalainen com 25 pontos, dez ressaltos e Joyce Etute com 21 pontos e 16 ressaltos. Do lado de Israel, nota para a exibição de Lee Teichman, que marcou 22 pontos (6/6 3PT), três ressaltos e duas assistências.

O confronto ficou marcado pela vantagem da Turquia desde cedo, isso devido à sua superioridade na capacidade de pontuar ao longo dos três primeiros quartos: 13-20, 10-14 e 9-17. A sua adversária, a seleção eslovaca, conseguiu virar os parciais dos últimos 10 minutos para o seu lado (20-16), mas a vantagem das turcas já era considerável. Assim, o jogo terminou com a vitória da Turquia onde Eslem Guler se destacou pelos seus 10 pontos, cinco ressaltos e seis assistências e, do lado da Eslovénia, Lena Grebenc com nove pontos, quatro ressaltos e duas assistências.

O duelo entre a França e a Finlândia terminou numa vitória francesa após mais uma exibição de alto nível por parte da seleção francesa que somou apenas vitórias na fase de grupos. Com superioridade em todos os parciais, a Finlândia saiu derrotada com uma desvantagem de 37 pontos. Nota mais uma vez para a prestação de Nell Angloma, com 24 pontos, cinco ressaltos, três assistências e três roubos de bola. Do lado finlandês, foi Nicole Ogun quem se destacou, com 12 pontos e oito ressaltos.

Na partida entre a Polónia e a Hungria, foram as polacas a alcançar a vitória, apesar de um início de jogo mais forte das húngaras (23-30) ao intervalo. Todavia, a segunda parte foi controlada pela Polónia, nomeadamente no terceiro período com um parcial de 22-7. Destaque para a exibição de Natalia Rutkowska, com 17 pntos, cinco ressaltos e três desarmes de lançamento. No lado da Hungria, nota para Eliza Farbas com sete pontos e oito ressaltos.

No duelo entre Letónia e Espanha, as atletas espanholas arrecadaram a 3.ª vitória no Europeu, com mais uma exibição dominante. Com um grande primeiro período (3-19), adivinhava-se nova vitória para a Espanha e assim se confirmou após os restantes 30 minutos da partida em que todos os parciais foram ganhos pelas espanholas e sem resposta das letãs. Do lado da Letónia, destaque para a exibição de Anna Liepina, com 12 pontos e cinco ressaltos. Já a Espanha teve em maior destaque Maria Rodriguez, com 16 pontos, cinco ressaltos, três assistências e três roubos de bola.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleções
5 AGO 2024

Mais Notícias