Portugal já conhece adversários para o Europeu

  Já são conhecidos os adversários de Portugal no Campeonato da Europa da Divisão B de basquetebol em cadeira de rodas, que será disputado na Bósnia, de 9 a 18 de julho.

Atletas | Competições | FPB | Seleções | Treinadores
28 FEV 2016

Bósnia-Herzegovina, Áustria, Letónia e Lituânia. Serão estes os rivais de Portugal, no grupo A do Campeonato da Europa da divisão B*, que terá lugar em Sarajevo, entre 9 e 18 de julho. Apesar de ter escapado ao maior colosso, a França, vice-campeã do mundo em 2010, que integra o grupo B juntamente com Croácia, Rússia, Eslovénia e Irlanda, calhou em sorte à Seleção Nacional o 3º, o 5 º e 6º classificados da última edição do Campeonato da Europa B – Lituânia, Áustria e Letónia, respectivamente. O outro oponente, a Bósnia-Herzegovina, apesar de recém promovida ao escalão B, já que se sagrou campeã da divisão C diante de Portugal, tem do seu lado o ascendente motivacional de acolher o torneio, assim como uma experiência competitiva assinalável. Recorde-se que o país dos Balcãs foi vice-campeão em três ocasiões do escalão B – 2004, 2008 e 2012 – alcançando assim a elite do basquetebol em cadeira de rodas europeu, o escalão A. Por tudo isto, prevêem-se duelos difíceis e equilibrados e onde só a melhor versão da equipa lusa permitirá a passagem à fase seguinte para continuar na luta pelas duas vagas de acesso à divisão A.

 

A próxima etapa de preparação da Seleção Nacional acontece já a 25 e 26 de março, em Lordelo, Paredes, tendo o Selecionador Nacional, Jorge Almeida, convocado 20 atletas, entre os quais se destacam os regressos de Henrique Sousa (1.0** extremo, APD Braga), Cláudio Batista (4.5 poste, Clinicas Rincon Amivel) e Marco Gonçalves (1.5 extremo, GDD Alcoitão), três atletas com presenças em Campeonatos de Europa. Eis a convocatória completa: APD BRAGA: João Ribeiro (2.5 extremo), Jorge Palmeira (2.5 extremo), Filipe Carneiro (2.0 extremo), Sílvio Nogueira (2.5 base/extremo), Gabriel Costa (4.0 poste), Eduardo Gomes (4.0 poste) e Henrique Sousa (1.0 extremo); APD PAREDES: Carlos Cardoso (1.0 extremo) e Filipe Silva (2.5 extremo); APD SINTRA: Rui Nicolau (1.0 extremo) e Pedro Gonçalves (3.5 base); APD LEIRIA: Aníbal Costa (4.0 poste) e Nelson Oliveira (1.0 extremo); GDD ALCOITÃO: Hugo Maia (2.5 extremo/base) e Marco Gonçalves (1.5 extremo); CP MIDEBA – 1ª Liga espanhola: Hugo Lourenço (4.0 poste); SERVIGEST BURGOS – 2ª Liga espanhola: Márcio Dias (4.5 poste); FUNDACION GRUPO NORTE – 1ª Liga espanhola: Pedro Bártolo (2.5 base); CLINICAS RINCON AMÍVEL – 1ª Liga espanhola: Cláudio Batista (4.5 poste); MEYLAN GRENOBLE HANDIBASKET – 1ª Liga francesa: Nuno Neves (2.0 extremo/base).

 

*Nota: A PONTUAÇÃO DO JOGADOR É ATRIBUÍDA POR CLASSIFICADORES ESPECIALIZADOS QUE ATENDEM À FUNCIONALIDADE DO ATLETA NA CADEIRA DE JOGO, ASSIM COMO À SUA LESÃO. VARIA ENTRE 1 A 4.5, SENDO QUE QUANTO MAIS ALTA, MAIOR A FUNCIONALIDADE DO JOGADOR, E O TOTAL PRESENTE NO 5 INICIAL NÃO PODE EXCEDER OS 14,5 PONTOS, EM COMPETIÇÕES DE CLUBES, E OS 14 NAS COMPETIÇÕES DE SELECÇÕES.

Atletas | Competições | FPB | Seleções | Treinadores
28 FEV 2016

Mais Notícias