Portugal obtém 2.ª posição no Torneio de Fourgères

Terminou o Torneio de Fourgères, com a Seleção Nacional Feminina de Sub 20 a classificar-se no 2.º lugar, depois de bater a Itália por 53-51 no último jogo do certame.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
26 JUN 2016

Tratou-se de um bom teste para Portugal, tendo em vista o Europeu de Matosinhos que aí vem (9 de julho).

Em anexo poderá consultar, em formato vídeo, as declarações do selecionador nacional, Eugénio Rodrigues, assim como as suas indicações num dos descontos de tempo do desafio frente ao conjunto transalpino.

O relógio na Salle Justy Specker marcava 8h45 e as bolas já saltavam, para o terceiro e último treino em terras da Bretanha. Foi mais um treino de preparação, onde foram abordadas alguns questões táticas e algum scouting relativamente ao jogo da tarde, frente a Itália, a contar para o Torneio de Fourgères.

 A partida diante da seleção transalpina começou equilibrada, sendo que sensivelmente a meio do primeiro período registava-se um empate a 10 pontos. Contudo, a zona 1-3-1 agressiva das italianas, conjugada com algum desacerto defensivo das atletas portuguesas, permitiu que o adversário chegasse ao final do primeiro quarto com uma vantagem de 9 pontos (19-10), na qual já se destacava a italiana Marzia Tagliamento (11pontos), com 3 triplos marcados sem qualquer oposição.

Então, o toque de alarme soou, e depois das devidas chamadas de atenção dos treinadores, Portugal entrou no segundo período com outra atitude defensiva, voltando a estar na discussão do resultado graças a um parcial de 7-0 em 5 minutos. Ao faltarem poucos segundos para o intervalo, Maianca Umabano aproveitou 2 lances livres para colocar o resultado em 22-23, mas a Itália ainda tinha 8 segundos para um último ataque e Portugal podia fazer uma falta, só que esta foi feita… dando direito a 3 lances livres para as italianas, que aproveitaram para chegar ao final da primeira parte com uma vantagem de 3 pontos (25-22).

O início da segunda parte foi uma fotocópia do primeiro período, onde a n.º 11 italiana continuava o festival de triplos, sendo que ao marcar o seu sétimo triplo da partida (quarto neste período) colocou o resultado em 42-32. Porém, um triplo de Carolina Bernardeco e um contra-ataque concretizado Carolina Gonçalves após roubo de bola, reduziram a diferença no marcador para 37-42, com o qual se chegou ao final do terceiro período.

À passagem do minuto 6:20 e depois do oitavo triplo da inevitável Marzia (terminou o jogo com 28 pontos e 8/16 em lançamentos de 3 pontos), que colocava o resultado em 10 pontos para as italianas (49-39), o selecionador Eugénio Rodrigues voltou a parar o jogo e pediu às suas jogadoras que "voassem" para a bola, o que surtiu logo efeito, já que a equipa em 2 ataques consecutivos marcou 2 triplos (por Maianca e por Carolina Bernardeco),voltando a entrar na discussão do resultado (45-49). Chelsea Guimarães (11 pontos), a esgotar os 24 segundos, encostou Portugal no marcador a 49-51 e a menos de 2 minutos para o final, Carolina Gonçalves (11 pontos, 4 roubos de bola e 6 faltas sofridas) fez um precioso roubo de bola para dar a primeira vantagem no jogo (52-51), sendo que a mesma, a 2.7 segundos do final teve 2 lances livres, marcando só o segundo, fixando o resultado final em 53-51.

Portugal terminou entao no 2.º posto, num torneio conquistado pela seleção de França, enquanto Itália e Bélgica se classificaram nos 3.º e 4.º lugares, respetivamente, sendo que Chelsea Guimarães foi eleita para o 5 ideal da prova.

Esta foi a 24ª edição deste Torneio Internacional de Fourgères (www.tibf.fr) e a FPB só tem elogios para a organização da prova. Houve sempre hospitalidade de todo o staff, horários cumpridos nos transportes, treinos e refeições, alimentação de boa qualidade e em quantidade e claro, o mais importante foi a qualidade dos jogos que nos permitiram uma preciosa preparação.

Na próxima quarta-feira irá arrancar o estágio final para o Campeonato da Europa que decorrerá em Matosinhos, sendo que ainda haverá 3 jogos de preparação (Espanha, Bélgica e França).

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
26 JUN 2016

Mais Notícias