Portugal perde com Eslováquia

As contas da qualificação da Seleção Nacional Feminina para o Eurobasket 2017 ficaram mais complicadas depois da pesada derrota (34-64) sofrida dianta da Eslováquia, em Ílhavo.

Competições | Seleções
25 FEV 2016
 
Já se esperava um jogo complicado para a Seleção Nacional perante a conceituada congénere da Eslováquia. Uma vez mais, casa cheia em IÍlhavo e um público que não regateou apoio à equipa das quinas, mas que não chegou para fazer frente a um forte adversário. Portugal perdeu (34-64) numa exibição pouco conseguida, mas à qual não faltou entrega.
 
 
Inicio de jogo muito forte por parte da equipa eslovaca, assente no poderio físico e na elevada percentagem de triplos. Portugal tinha dificuldades em marcar pontos, em especial na área pintada. Paulatinamente, a Eslováquia ia cavando um fosso que no final dos primeiros 10 minutos era de 9-24.
 
 
Melhor na defesa no inicio do segundo período, Portugal procurava correr atrás do prejuízo, mas continuavam as dificuldades em encontrar soluções ofensivas e, consequentemente, em marcar pontos. Com seis minutos jogados o parcial era de apenas 3-2, com a diferença a residir ainda nos 14 pontos (12-26). Um score de 6-12 deixava tudo mais difícil para a formação lusa na saída para o intervalo (15-36).
 
 
Se duvidas houvesse, uma entrada demolidora por parte da Eslováquia (8-0) colocava o resultado à beira dos 30 pontos de vantagem e tornava quase impossível a tarefa de Portugal lutar por uma eventual vitória. O ataque luso continuava sem conseguir encontrar o caminho do cesto e, apesar da entrega e da vontade em mudar o rumo dos acontecimentos, as adversárias continuavam a avolumar o resultado, que no final do 3º período se cifrava em 21-55.
 
 
Últimos 10 minutos onde, estando resolvida a questão do vencedor, Portugal tentou amenizar os números finais, que se fixaram em 34-64.
 
 
A equipa nacional voltou a não estar feliz a atirar ao cesto, 22% de lançamentos de campo, bem como perdeu muitas bolas sem lançamento (21 turnovers). Mérito para a forma como se bateu na tabela ofensiva (8 ressaltos), e se empenhou nas tarefas defensivas (13 roubos de bola). A poste Luiana Livulo registou um duplo-duplo (13 pontos e 10 ressaltos), e Joana Lopes (5 pontos, 5 ressaltos e 3 roubos de bola), sem ter estado particularmente bem no capitulo do lançamento, acabou por contribuir em algumas áreas do jogo.
 
 
Competições | Seleções
25 FEV 2016

Mais Notícias