Portugal perde de forma inglória frente a Israel

Seleção Nacional masculina lutou pelo triunfo até ao soar da buzina

Atletas | Competições | Seleções
22 FEV 2024

No arranque do apuramento para o EuroBasket 2025, Portugal perdeu por 70-72 contra Israel.

A Seleção Nacional sénior masculina esteve na luta pela vitória até ao soar da buzina, num jogo muito equilibrado.

Num Pavilhão Multiusos de Odivelas repleto de público, depois dos bilhetes terem esgotado, desde início que a receita ficou dada para este encontro, com ambas as equipas muito próximas.

Depois de se verificar uma igualdade a 19 pontos no final do primeiro quarto, Israel conseguiu chegar ao intervalo em vantagem (36-38).

Após o regresso dos balneários, Portugal entrou bem e voltou a tomar conta da liderança, mas a congénere israelita reagiu e entrou nos derradeiros 10 minutos novamente em vantagem (53-56).

Israel parecia encaminhado (59-66) para a vitória, mas a nossa Seleção revelou alma, arte e engenho para voltar a “encostar” no marcador.

Na última posse de bola, a escassos segundos do soar da buzina, Portugal não conseguiu converter o lançamento que lhe daria o triunfo ou que levaria a questão para tempo extra.

Do ponto de vista estatístico, a formação lusa ganhou a luta das tabelas (40 ressaltos contra 37 do adversário), registou 16 assistências e nove roubos de bola, mas pecou no tiro exterior (2/21), algo que se revelou importante.

Em termos individuais, Travante Williams (18pts, 4/6 2P, 7/9 LL, 4res, 3ast, 2rb), Diogo Brito (12pts, 6res, 4ast), Miguel Queiroz (10pts, 5/7 2P, 9res, 1ast, 1rb) e Rúben Prey (10pts, 4/6 2P, 4res, 2rb).

No rescaldo do encontro, Mário Gomes, selecionador nacional, afirmou o seguinte: “Quando se perde custa o mesmo. O jogo tem uma parte má, que é o resultado, e uma parte boa, que foi mostrar que estamos ao nível destas equipas e que podemos competir com elas. Para ganhar temos de estar ao nosso melhor nível, e não estivemos bem na percentagem de lançamento de três pontos. Mesmo assim podíamos ter ganho o jogo. Queremos apurar-nos para a fase final do Europeu e este foi o primeiro jogo, faltam cinco, e temos capacidade para lá como provámos hoje. Mal de mim se depois de perder um jogo me desviasse dos nossos objetivos. Enquanto dependermos de nós, não nos desviaremos”, vincou.

Portugal volta a entrar em campo no domingo (19 horas, transmissão na RTP2), na Letónia, face à Ucrânia, que perdeu por 87-73 na Eslovénia.

 

Esta quinta-feira, em Odivelas, foi muita a animação e também homenagens ao basquetebol em cadeira de rodas nacional e a antigos internacionais portugueses presentes no EuroBasket 2007.

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Atletas | Competições | Seleções
22 FEV 2024

Mais Notícias