Portugal perde diante da Polónia em jogo emocionante

Numa partida empolgante, Portugal acabou por perder diante da Polónia por 74-77, averbando assim o primeiro desaire na prova, fazendo cair a nossa Seleção para o 2.º lugar do Grupo A.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
12 JUL 2016

Sendo assim, a equipa de todos nós irá defrontar amanhã a Sérvia (3.ª classificada do Grupo B) nos oitavos-de-final, às 20h45, no Centro de Desportos e de Congressos de Matosinhos (CDC), esperando-se um apoio tremendo dos nossos adeptos, à semelhança daquilo que aconteceu esta noite, que foi absolutamente brilhante. 

Primeiro ponto, e fundamental: que jogo sensacional aquele que Portugal e Polónia protagonizaram no CDC, perante uma atmosfera fantástica que tentou levar Portugal ao colo até à vitória. Infelizmente não foi possível, num jogo com muitas alternâncias no marcador e que revelou dois conjuntos de grande nível.

O período inicial foi equilibrado, embora Portugal tenha entrado melhor, chegando a estar a vencer por 6-1. Porém, a Polónia recuperou um pouco, com o jogo a entrar numa fase de toada e de resposta, com destaque para alguns triplos, que deixaram o resultado em 16-14, favorável à nossa Seleção.

No segundo quarto, Portugal afastou-se um pouco. Como tem sido uma constante, as jogadoras lusas voltaram a revelar excelentes pormenores e entrosamento entre si, o que aliado ao ambiente criado em volta do jogo colocou Portugal com uma vantagem de oito pontos ao intervelo (37-29).

A Polónia surgiu transfigurada no regresso dos balneários, colocando a equipa das quinas em sentido. De uma forma rápida, a turma da Europa Central aproximou-se no resultado, até que pela primeira vez na partida se adiantou a Portugal, a 4:15 do final do período. Depois, até ao derradeiro quarto, as polacas foram arrasadoras, averbando vários triplos, alguns deles algo consentidos pelas nossas jogadoras, o que se traduziu numa desvantagem portuguesa de 10 pontos (50-60).

Mas o espetáculo ainda não havia terminado, bem pelo contrário! De uma forma excecional, as atletas de Eugénio Rodrigues voltaram a provar que têm uma capacidade anímica à prova de bala e guiadas pelo entusiasta público matosinhense começaram a reaproximar-se da Polónia, muito por culpa de uma clara melhoria no jogo exterior. Sendo assim, e a 1:30 do término do desafio, Portugal reduziu para 69-70 para depois, através de mais um triplo, passar novamente para a frente do marcador, a pouco mais de 55 segundos para o final. A Polónia empatou a 72 pontos, Portugal respondeu pela mesma moeda,mas… as polacas tinham o último trunfo guardado para 0:24 do final, já que com mais um lançamento de 3 pontos passaram definitivamente para a dianteira, vindo ainda a ampliar o score até ao 74-77 final.

Pela Seleção Nacional há a destacar a grande prestação de Carolina Gonçalves, que apontou 23 pontos, assim como os 12 pontos convertidos por Simone Costa e os 11 ressaltos conquistados por Maria Kostourkova. Por seu turno, do lado polaco, Makurat esteve em plano de evidência (23 pontos), assim como Radomska (18 pontos) e e Puc (11 ressaltos).

Terminada a Fase de Grupos, fiquem com o alinhamento dos oitavos-de-final, que se realizarão amanhã,sendo que poderão consultar todo o calendário no site da FIBA.

– Espanha vs Suécia (14h)

– Eslováquia vs Letónia (14h)

– Itália vs Bósnia e Herzegovina (16h15)

– Grécia vs Bélgica (16h15)

– Alemanha vs Polónia (18h30)

– Rússia vs Holanda (18h30)

– PORTUGAL vs Sérvia (20h45)

– França vs Turquia (20h45)

 

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
12 JUL 2016

Mais Notícias