Portugal perde invencibilidade no Europeu de Sub18 femininos

Derrota nos «oitavos» frente à Polónia (63-81)

Seleções
5 JUL 2023

Portugal sofreu a primeira derrota no Campeonato da Europa de Sub18 femininos (Divisão A), esta quarta-feira. A Seleção Nacional foi batida pela Polónia por 63-81 nos oitavos de final da prova. Com este resultado, a equipa das quinas integra o lote de seleções que vão lugar pelos 9.º ao 16.º lugares e defronta a Finlândia esta quinta-feira (14h30).

No jogo dos «oitavos», Portugal foi permissivo no meio campo defensivo na primeira parte e sofreu 49 pontos nos 20 minutos iniciais, colocando-se numa desvantagem de 17 pontos ao intervalo. Apesar de uma boa reação na segunda parte, a formação orientada por Agostinho Pinto não conseguiu contrariar a superioridade polaca.

Foi mais uma excelente prestação individual da poste Clara Silva, autora de 19 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências, 2 roubos de bola e 5 desarmes de lançamento. Vitória Dias (15pts, 4res, 1ast, 1rb), Fatumata Djaló (10pts, 2res, 4ast, 4rb, 2dl) e Andrea Chiquemba (3pts, 8res) também estiveram em bom plano pela seleção portuguesa.

Na reação ao encontro desta noite, o selecionador nacional afirmou que o mau arranque foi decisivo. “Portugal entrou muito mal na primeira parte, fomos uma equipa apática. Reagimos na segunda parte e ainda reduzimos para oito pontos de diferença, mas não conseguimos contrariar a percentagem elevadíssima de três pontos da Polónia. Vamos levantar a cabeça. Temos três vitórias e faltam três jogos”, disse Agostinho Pinto.

Por sua vez, Vitória Dias assumiu falhas de concentração no início do jogo: “Foi uma primeira parte sofrida e talvez tenhamos baixado os níveis de concentração, por já termos batido esta equipa durante a preparação. A segunda parte foi de muita luta, determinação e suor. No entanto, não foi suficiente para compensarmos os primeiros vinte minutos. Serviu de aprendizagem e é mais um motivo para nos unirmos e mostrarmos aquilo que realmente merecemos”.

Seleções
5 JUL 2023

Mais Notícias