Portugal perde na visita à Bielorrússia

A Seleção Nacional deu continuidade à primeira fase de Pré-Qualificação para o Mundial 2023 e saiu derrotada na deslocação a Minsk para enfrentear a Bielorrússia por 72-56.

Competições
24 FEV 2020
A equipa das quinas entrou bem campo e logo no primeiro quarto equilibrou as contas do jogo com um parcial de 19-18. Apesar do equilíbrio no encontro, os anfitriões voltaram a demonstrar ligeiro ascendente sobre a formação lusa e através de um parcial de 15-11 foram para o intervalo com uma vantagem de cinco pontos (34-29). No regresso dos balneários, Portugal aparecia revigorado com Jeremiah Wilson (15pts, 4res, 1as, 1rb) e João Balseiro (12pts, 2res, 2as, 1rb) a aparecerem em bom plano e a aproximarem o conjunto luso dos bielorrussos (48-47).
No entanto, no último segundo do 3.º quarto a vantagem dos homens da casa viria a aumentar (53-47). As duas posses de bola de que separavam os dois conjuntos à entrada para os dez minutos finais viriam a ser dilatadas, com a Bielorrússia a fechar o encontro com um parcial de 19-9. Além dos jogadores já mencionados, também Diogo Ventura (10pts, 1res, 4ast) e Cláudio Fonseca (7pts, 1res, 1rb) se destacaram na equipa das quinas. A Pré-Qualificação prossegue a 26 de novembro, com a equipa das quinas a receber o Chipre.
Mário Gomes:
«A equipa demonstrou que é competitiva. Globalmente estivemos bem no meio-campo defensivo durante a grande maioria do jogo. Ofensivamente é muito difícil ganhar jogos a este nível se não tivermos uma eficácia de lançamento mais elevada. Estamos numa situação especial, a reconstruir a equipa. Estou convicto que daqui a um ano, quando voltarmos a jogar com a Bielorrússia, as coisas vão ser diferentes. Temos todas as condições para lhes ganharmos. No quarto período não houve equilíbrio, porque com o aproximar do fim do jogo precipitamos uma série de decisões nos dois lados do campo que levaram o resultado para 16 pontos de diferença. No entanto essa diferença não teve nada a ver com a realidade do jogo. ”
João Balseiro:
«Foi um jogo complicado, estivemos bem durante trinta e cinco minutos, mas depois no fim eles foram mais fortes e conseguiram uma vantagem confortável. Penso que se tivéssemos sido mais competentes ofensivamente tínhamos ganho o jogo. Teoricamente este seria o jogo mais difícil, nada está perdido. Agora é continuar a trabalhar para melhorarmos.»
Competições
24 FEV 2020

Mais Notícias