Portugal sofre derrota diante Montenegro
Seleção Nacional de seniores masculinos disputou o segundo encontro da qualificação para o Mundial 2023
Seleções
29 NOV 2021
No segundo encontro disputado na qualificação para o Mundial FIBA 2023, a Seleção Nacional de seniores masculinos não conseguiu superar Montenegro e acabou por perder por 83-69.
Portugal entrou bem no jogo disputado no Grupo E de qualificação para o Mundial 2023, depois de colocar Montenegro em sentido com dois triplos consecutivos. Apesar da boa entrada em campo da formação nacional, o conjunto da casa soube responder e tomar a dianteira da partida. No final dos primeiros dez minutos da partida Montenegro tinha uma liderança de dez pontos (24-14), que acabou esbatida face à boa entrada lusa no 2.º quarto. Portugal colocou a partida a uma posse de bola de distância (24-21), diferença que manteve até ao intervalo (41-36).
No regresso dos balneários, a equipa das quinas voltou a encostar no marcador (41-39), mas logo de seguida sofreu um parcial de 13-1 e deixou escapar novamente a formação montenegrina que, ao longo do encontro beneficiou de 27 lances livres. A perder por 14 pontos a meio do 3.º quarto, a formação orientada por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte conseguiu reduzir a desvantagem e chegou ao derradeiro quarto a perder por oito pontos (64-56). Nos últimos dez minutos da partida, Portugal teve dificuldades para marcar pontos, com os anfitriões a alcançarem vinte pontos de vantagem, que viriam a ser reduzidos já nos últimos minutos do jogo, com o resultado final a fixar-se em 83-69.
Individualmente, a equipa das quinas contou com a inspiração de Daniel Relvão (16pts, 4res, 1rb), Diogo Ventura (14pts, 2res, 1ast, 1rb), Diogo Brito (13pts, 2res, 2rb) e Francisco Amarante (10pts, 1res, 1ast).
No final da partida, Mário Gomes não ficou satisfeito pelo resultado, mas ficou orgulhoso dos seus atletas: “Antes de tudo, quero agradecer a hospitalidade montenegrina. Proporcionaram-nos excelentes condições e quero deixar isso bem claro. Montenegro foi mais forte do que nós, estão habituados a jogar a este nível e nós ainda estamos a ganhar experiência neste tipo de competições. O Daniel estreou-se oficialmente pela seleção e fez um grande jogo. Relativamente ao jogo, a única estatística que salta à vista são as perdas de bola, mas conseguimos competir. Não estou satisfeito com o resultado, mas estou satisfeito com a equipa”, explicou o técnico de 64 anos.
O selecionador nacional referiu ainda que se mostrou desagradado com a performance do trio de arbitragem: “Para quem tem responsabilidades acrescento que, apesar de Portugal não ser uma equipa com um ranking elevado, merece o mesmo respeito que as outras equipas têm. Hoje, a equipa de arbitragem não nos respeitou. Perdemos com a Hungria e não mencionei sequer os árbitros, mas hoje os árbitros não nos respeitaram. Não foi aceitável. Respeitamos toda a gente e merecemos, também, o respeito de todos”, salientou.
Já Daniel Relvão, o MVP luso do encontro com a congénere montenegrina, mostrou-se feliz pela prestação, mas triste pelo resultado final: “Senti-me bem… finalmente! Depois de tanto tempo fora, depois de todos os problemas físicos que tive, foi um ótimo jogo do ponto de vista individual para mostrar o que valia. Sei que posso fazer ainda mais. Fico apenas sentido pela derrota”, confessou.
Portugal continuará a disputar a qualificação para o Mundial 2023 no próximo ano, tendo já agendado o duplo confronto com a França para os dias 24 e 27 de fevereiro de 2022.