Portugal superior à Jordânia em Viana do Castelo
Equipa das Quinas joga último encontro no Torneio Internacional Coração de Viana diante da Chéquia (entrada livre)
Competições | Seleções
28 JUL 2023
A Seleção Nacional de seniores masculinos venceu a Jordânia por 75-70 no segundo de três jogos no Torneio Internacional Coração de Viana. A equipa das Quinas entrou bem na partida e logo no primeiro quarto adiantou-se no marcador (26-21). A boa entrada lusa acalentava as esperanças do muito público presente no Pavilhão Municipal José Natário e a vantagem portuguesa chegou a ser de dez pontos.
Ao intervalo, Portugal vencia por 44-37, mas no terceiro quarto permitiu a recuperação da congénere da Jordânia que deixou o jogo a apenas uma posse de bola de distância (56-53). Apesar de ter perdido a liderança da partida já nos últimos dez minutos, a Seleção nacional soube recuperar a vantagem e fechou o encontro com um 75-70. Miguel Queiroz (16pts, 6res, 1ast, 1dl), Rafael Lisboa (13pts, 2res, 1ast, 1rb), Gonçalo Delgado (12pts, 5res, 3rb), Diogo Ventura (11pts, 3res, 4ast, 3rb) e Diogo Brito (10pts, 6res, 2ast, 1rb) foram os mais inspirados na equipa nacional.
No final do jogo, Diogo Brito, um dos mais influentes na formação lusa, analisou a partida diante da Jordânia: “Entrámos bem, mas depois acabámos por perder um pouco desse fôlego com que entrámos na primeira parte. No início do terceiro quarto, tivemos alguns triplos que nos ajudaram a manter a vantagem, tal como a intensidade defensiva. Mas depois a defesa-zona deles nos deu bastantes problemas. Sempre que fomos coesos controlámos”, explicou.
Já Nuno Manarte, técnico adjunto da Seleção, referiu a importância da vitória, mas acredita que o processo de preparação levará a equipa das Quinas à sua melhor versão: “Trabalhamos melhor sobre vitórias do que sobre derrotas. Foi muito dura, mas foi uma vitória. Com todo este trabalho de preparação, é normal que ainda haja processos que ainda não estão automatizados. Fisicamente a equipa também ainda não está bem. Houve momentos bastante bons para esta altura, como momentos maus. É um processo. No pré-olímpico estaremos melhor”, sentenciou.
Neemias Queta, presença assídua nestes primeiros dois jogos no Torneio Internacional Coração de Viana, admitiu que gostaria de estar dentro de campo, mas não podendo, veio apoiar os companheiros de Seleção fora das quatro linhas: “É sempre bom estar aqui com a Seleção, com os adeptos. É um infortúnio não poder estar a competir com eles dentro de campo, a contribuir para a qualificação que vamos jogar, mas estou aqui para os apoiar e ajudar como posso!”, disse.
Portugal encerra a segunda fase de preparação e o Torneio Internacional Coração de Viana este sábado (17h30), no embate diante da Chéquia. A entrada no Pavilhão Municipal José Natário é livre. As pulseiras para o jogo podem ser levantadas três horas antes do arranque do jogo.