Portugal termina o Mundial no 12º posto

Jogo dificil para Portugal com o Mali que faz da sua capacidade fisica o ponto forte do seu jogo. Com a Seleção Nacional em nitida quebra as africanas conseguiram impor o seu jogo e vencer a partida (69-47) que, com este desfecho, deixa Portugal num óptimo 12º posto num Campeonato do Mundo que ficará na história do basquetebol português.

Competições | Seleções
2 JUL 2016

 

A comitiva regressa de autocarro a Portugal no próximo Domingo, dia 3 de Julho, com saída agendada para as 8h30 (hora de Espanha). Na bagagem o sentimento de orgulho e de dever cumprido num grupo que deu tudo o que tinha pela melhor classificação possível.

Foi o jogo menos conseguido de Portugal. depois de um inicio em que Portugal ainda conseguiu equilibrar o marcador, a capacidade fisica lusa começou a falhar prejudicando a eficácia ofensiva de Portugal e permitindo que a equipa africana colocasse em campo os seus melhores trunfos. No primeiro período 16-12 favorável ao Mali.

 

Os segundos 10 minutos foram os que assinalaram a quebra portuguesa. Com um parcial de 13-2 nos primeiros 5 minutos do quarto as malianas dispararam no marcador e a vertente fisica e psicológica das guerreiras portuguesas abalou. Foi um 2º período dificil e que marcou, em definitivo, a prestação portuguesa na partida. Ao intervalo, 36-17.

 

Depois do descanso Portugal voltou melhor e a segunda parte viria a dar uma imagem mais consentânea com a verdadeira qualidade de jogo das portuguesas. Apesar de não conseguir aproximar-se no marcador, Portugal estava melhor e equilibrava nesta fase de jogo embora a vitória já estivesse comprometida. À entrada para o último parcial, 51-30.

 

Portugal nunca deixou de lutar pelo melhor resultado como, durante o campeonato, sempre lutou pela melhor classificação possível. Apesar do jogo menos conseguido (talvez o único em toda a prova) a Seleção Nacional sai de campo de cabeça erguida deixando em Saragoça a certeza de que ombreou com as melhores equipas do mundo, de igual para igual, olhos nos olhos e que conseguiu o melhor possível dando tudo o que tinha para dar.

 

Estatistica em anexo. E a habitual edição do Diário do Mundial

Pode ver a partida completa em https://youtu.be/gUVymTUy5Tw

 

 

Competições | Seleções
2 JUL 2016

Mais Notícias