Portugal triunfa e ainda sonha

Nem o horário coincidente com outros “futebóis” afastou o entusiástico público de Ílhavo, que encheu o Pavilhão Cap. Adriano Nordeste e ajudou Portugal a alcançar o primeiro triunfo na Fase de Qualificação para o Eurobasket 2017. O determinado conjunto luso bateu a Islândia (68-56) e ainda sonha com um muito difícil, mas possível apuramento.

Competições | Seleções
20 FEV 2016

 

Numa partida em que a seleção islandesa teve que equipar “à Illiabum” devido ao extravio da mala com os seus equipamentos, foi feita uma homenagem, ao intervalo, a Rui Gradeço, e entregues a Sofia Ramalho os prémios de melhor marcadora portuguesa, melhor lusa nos roubos de bola e MVP Nacional, referentes ao campeonato da LFB 2014/2015.

 

Portugal volta a jogar no próximo dia 24 (quarta-feira), às 20h30, frente à Eslováquia.

Início de partida favorável às islandesas perante o desacerto luso na hora de atirar ao cesto (2-6). Demorou alguns minutos, mas Portugal lá conseguiu encontrar soluções e com um parcial de 5-0 conseguiu chegar à vantagem quando se cumpriam 4 minutos de jogo. Não se jogava bem e isso refletia-se na baixa pontuação de ambas as equipas. O final do primeiro período chegou com ligeira vantagem para a Islândia (14-11).

 

Um triplo no inicio do segundo período colocou a equipa nórdica a seis pontos, tendo a formação das quinas que correr atrás do prejuízo. Assim foi. Com 15-21 no placard, Portugal conseguiu um parcial de 6-0 em cerca de minuto e meio, e com 2,30mn para o intervalo um triplo deu a ambicionada vantagem (24-22) que já não fugiria até final dos primeiros 20 minutos (29-25).

 

A segunda parte começou com mais um triplo islandês, mas as jogadoras portuguesas não se intimidaram e conseguiram manter a liderança, embora com as adversárias a curta distância (38-34), com um minuto para jogar no terceiro período. Joana Lopes conseguiu uma penetração com falta e ao converter o lance livre deu uma vantagem de 9 pontos à entrada do 4º e decisivo período, 43-34.

 

A Islândia tentou recuperar, mas Portugal estava agora mais confortável no jogo e nem a agressiva defesa zona nórdica arrefecia a vontade lusa de triunfar. Com 5 minutos para jogar e 56-44 no marcador a equipa das quinas ia levando a água ao seu moinho. Paulatinamente, Portugal ia mantendo o jogo acima da dezena de pontos e consolidava uma importante vitória por 68-56.

Competições | Seleções
20 FEV 2016

Mais Notícias