Portugal ultrapassa o Luxemburgo

Seleção Nacional continua com o pleno de vitórias na 2.ª fase de pré-qualificação para o Mundial 2023

Competições | Seleções
13 AGO 2021

Portugal continua triunfante na 2.ª fase de pré-qualificação para o Mundial 2023, depois de bater o Luxemburgo por 83-74.

A Seleção Nacional continua a mostrar-se a formação mais forte do Grupo C da pré-qualificação para o Mundial 2023, já que à vitória alcançada diante da Suécia somou novo triunfo esta sexta-feira em jogo com o Luxemburgo. Portugal entrou forte e logo no primeiro quarto colocou o jogo a nove pontos de distância (21-12). O ímpeto da equipa das quinas prolongou-se no 2.º quarto, momento em que a seleção de todos nós voltou a elevar o seu basquetebol aplicando um parcial de 26-16. Ao intervalo Portugal tinha 19 pontos de vantagem (47-28) e no regresso dos balneários continuou a dominar por completo o encontro.

Contudo, a vantagem lusa que no segundo quarto chegou a ser de 27 pontos foi paulatinamente diminuindo em virtude do aumento de eficácia do Luxemburgo e da menor frescura física da equipa nacional. No entanto, com o encontro controlado, Portugal soube gerir as últimas posses de bola nunca permitindo ao Luxemburgo aproximar-se da liderança do marcador. No final dos quarenta minutos, o marcador apontava novo triunfo luso (83-74) com Diogo Brito (20pts, 4res, 4ast, 1dl), João Guerreiro (17pts, 5res, 1ast, 1dl), Pedro Bastos (12pts, 1res, 2ast) e Miguel Queiroz (8pts, 8res, 1ast, 1dl) a serem os jogadores em maior evidência na equipa nacional.

João Guerreiro foi o segundo melhor marcador da formação nacional e no final do encontro não deixou de valorizar mais um triunfo da equipa das quinas: “Podíamos ter entrado melhor, com a mesma convicção de ontem, mas à medida que o jogo avançou fomo-nos soltando. Circulamos bem a bola, efetuamos algumas trocas, algo que dificultou a tarefa do Luxemburgo. Sabíamos que o ressalto defensivo era difícil, mas estivemos bem. Tivemos uma vantagem de trinta pontos que devíamos ter aguentado, mas o que interessa é a vitória. Seguimos o nosso caminho rumo à fase de qualificação para o Mundial”, atestou.

O camisola #15 da Seleção, Pedro Bastos, foi o jogador mais eficaz para lá da linha dos 6.75m com quatro triplos marcados em sete tentativas e também dissecou o encontro diante da congénere luxemburguesa: “Foi uma vitória importante, procuramos manter a intensidade durante os 40 minutos, mas sabíamos que o Luxemburgo é uma equipa que joga sempre da mesma forma independentemente do resultado. Gostam de correr, exploram bem o contra-ataque e nós tentamos fechar-nos, mas a melhoria da percentagem de lançamento dos três pontos deles melhorou na segunda parte, no entanto controlamos o jogo no ataque e nos ressaltos, aspetos que eram determinantes para fecharmos o jogo”, afirmou.

Relativamente aos próximos jogos, o atirador de 26 anos sente que a equipa está preparada para garantir o objetivo já no próximo jogo com a Suécia: “Estamos preparados para jogar na segunda-feira. Vamos ter dois dias descanso onde também vamos corrigir aquilo que foi menos bem feito. Sinto que vamos estar preparados para garantir o apuramento”, confessou.

Mário Gomes analisou a partida e, apesar da recuperação do Luxemburgo nos momentos finais, o selecionador nacional mostrou-se orgulhoso pelo percurso feito pela Seleção Nacional nesta 2.ª fase de pré-qualificação: “Nunca deixamos de controlar o jogo de hoje, mas podíamos ter ganho por uma diferença substancialmente maior. Houve dois fatores que influenciaram o resultado. O desgaste físico dos jogadores interiores, que levou a uma eficácia menor da nossa parte e o facto do Luxemburgo ter conseguido marcar alguns triplos consecutivos, saídos do nada. Isto levou o jogo a ficar mais fechado. Conseguimos atacar bem a defesa zona deles, mas não fomos eficazes a lançar sozinhos. Este jogo foi ganho por nove pontos, mas poderiam ser muitos mais. De qualquer das formas, o balanço é muito positivo. Vencemos os dois jogos que fizemos, estamos no caminho certo. Não podia estar mais satisfeito com a equipa!”, concluiu.

A equipa das quinas tem pela frente dois dias de descanso antes de voltar às quatro linhas, na segunda-feira em mais um encontro do Grupo C, com a Suécia. A partida que se realiza pelas 18h00 tem transmissão na FPBtv e na RTP2.

 

Competições | Seleções
13 AGO 2021

Mais Notícias