Portugal ultrapassa oposição da Ucrânia
Seleção de sub16 masculinos vai disputar o 13.º lugar este domingo
Seleções
12 AGO 2023
A seleção nacional de sub16 masculinos regressou aos triunfos no Campeonato da Europa – Divisão B e venceu a oposição da Ucrânia por 73-66.
O conjunto ucraniano entrou melhor na partida e esteve na liderança durante grande parte do primeiro quarto. Contudo, a formação lusa reagiu e mostrou os seus pergaminhos, empatando a partida a 19 à entrada para o segundo período, e distanciou-se no marcador com um parcial de 28-6 até ao intervalo.
No descanso o marcador assinalava 44-25 favorável à equipa das Quinas e os comandados de Andrii Melnychuk controlavam os ritmos de jogo. No entanto, o adversário ucraniano começou a crescer e foi paulativamente reduzindo a diferença. A cerca de três minutos para o final a distância no marcador era de apenas quatro pontos (63-59), mas a seleção portuguesa mostrou sangue frio na etapa final e conseguiu segurar uma importante vitória.
No capítulo estatístico, Portugal foi mais eficaz no lançamento exterior (43% contra 32%) e viu os atletas provenientes do banco de suplentes dar um importante contributo ao apontarem 43 pontos.
Andrew Figueira (17pts, 3res, 2ast, 1rb), João Panzo (10pts, 11res, 1ast, 5rb, 2dl) e Duarte Nunes (10pts, 4res, 1ast) foram os mais esclarecidos na equipa lusa.
A equipa das Quinas disputa o último jogo do europeu este domingo contra o Luxemburgo, um jogo com início marcado para as 11h30 e que tem transmissão no canal YouTube da FIBA. Em caso de vitória, Portugal conquista a 13.ª posição.