Portugal volta a encantar no Europeu de sub18 femininos
Seleção Nacional vence Itália em exibição de alto nível e garante liderança do grupo
Competições | Seleções
2 JUL 2023
Em nova exibição para mais tarde recordar, Portugal venceu a Itália, potência do basquetebol, por 75-59, e segue invencível no Europeu de sub18 femininos da Divisão A. Com este resultado, a Seleção Nacional já garantiu a liderança do grupo.
Após um primeiro quarto equilibrado (19-17 para Portugal), as nossas atletas mostraram-se imparáveis até ao intervalo, o que se traduziu num sensacional parcial de 28-10.
Com 20 pontos de vantagem (47-27) na ida para os balneários, a turma lusa acabaria por manter o avanço sempre na casa dos dois dígitos, obtendo um saboroso triunfo.
Portugal converteu 26 dos 31 lances livres a seu favor e assumiu supremacia na luta das tabelas, com 49 ressaltos conquistados (32 defensivos e 17 ofensivos) contra 31 do opositor.
Em termos individuais, destaque para Clara Silva (25pts, 6/11 2P, 13/14 LL, 11res, 4ast, 2dl), com mais um duplo-duplo, sem esquecer Inês Neto (22pts, 4/7 2P, 8/10 LL, 5res, 1rb) e Fatumata Djaló (12pts, 3/4 2P, 3/4 LL, 4res, 3ast, 2rb).
A Seleção Nacional, que lidera a classificação, fecha as contas do grupo A esta segunda-feira (19h30, transmissão aqui), frente à Lituânia.
No rescaldo do encontro, Marco Rodrigues, treinador-adjunto da equipa portuguesa, fez a seguinte análise: “Entrámos um pouco tremidos, pouco esclarecidos no ataque, com algumas dificuldades defensivas em parar penetrações e situações de 1×1. Mas fomo-nos ajustando e adaptando ao ataque italiano, procurando vantagens e encontrando o nosso ritmo. Aos poucos fomos mostrando a nossa atitude e determinação. Fomos uns justos vencedores. Com esta vitória garantimos o primeiro lugar do grupo, o que nos permite jogar contra o quarto classificado do grupo B. O que, teoricamente, poderá ser um cruzamento mais acessível para que possamos lutar por outras posições”, afirmou.
Por seu turno, Inês Neto, jogadora da nossa Seleção e uma das figuras da partida desta noite, realçou aquilo que está a ser alcançado: “Entrámos no jogo com uma mentalidade forte. Sabíamos que era um jogo importante, que nos podia garantir o primeiro lugar do grupo. Fizemos uma primeira parte muito boa, onde conseguimos jogar como equipa, com eficácia, e por isso chegámos ao intervalo a vencer por 20 pontos. Na segunda parte entrámos um pouco mais relaxadas, mas soubemos gerir as nossas emoções de forma a manter o foco. Sendo uma equipa vinda da Divisão B, estamos a alcançar vitórias muito significativas contra grandes potências do basquetebol. Estamos motivadas para a próxima fase, sem desvalorizar o jogo contra a Lituânia, conscientes de que nenhuma partida será fácil”, terminou.