Português Pedro Maia apitou final do 3×3 Europe Cup 2024
Seguem-se etapas da WT em Macau, em outubro, e em novembro, em Manama, Bahrain
Juízes
28 AGO 2024
Já tinha apitado as finais dos Mundiais de Sub23 em 2022 (Masculino) e 2023 (Feminino), e estreou-se agora no derradeiro jogo de uma competição de seniores: as finais do 3×3 Europe Cup 2024 tiveram no passado domingo, 25 de agosto, um participante português, o árbitro Pedro Maia (AB Algarve).
O juíz, de 42 anos, o único português num lote de seis árbitros escolhidos para a Europe Cup, foi selecionado para estar na final feminina, vencida pela Espanha frente à França. Uma nomeação que, frisa, é “o resultado de um trabalho árduo”. “Digamos que é a cereja no topo do bolo”, admitiu à FPB.
Pedro Maia “fez-se árbitro” no Porto, de onde é natural, e está desse lado do jogo desde 1995. Mas no basquetebol convencional, onde “dá cartas”, desde 2002, nas Ligas Betclic. Estreou-se no 3×3 em 2019 e, cinco anos depois, tem-se tornado inevitável a sua presença em vários momentos da modalidade – a nível mundial.
“Recebi entretanto mais duas nomeações no 3×3, para o World Tour (WT), este ano já estive em duas etapas do WT e agora fui nomeado para mais duas, em outubro, em Macau, e em novembro, em Manama, Bahrain”, explicou, questionado sobre os próximos passos na carreira.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.