Portugueses lá fora

Na rubrica desta semana dos Portugueses lá fora, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas: o Santa Lucia Basket de Ismael de Sousa leva a melhor sobre o HS Varese de Pedro Bártolo, na Série A italiana – 55-59.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
20 NOV 2018

Em França, dias difíceis para Christophe da Silva, já que o CS Meaux voltou a não conseguir encontrar-se com as vitórias ao ser batido em casa pelo Le Puy-en-Velay por 47-59.

Na Primera División, segunda competição na hierarquia espanhola, o Servigest Burgos beneficiou do excelente contributo do veterano Hélder da Silva para arrecadar o triunfo perante os catalães do Joventut de Badalona – 64-42.

 

Nota: Foto de Luca Mutti

HS Varese 55-59 Santa Lucia Basket

No duelo lusitano da jornada, a vitória sorriu à formação romana de Ismael de Sousa, que não foi opção ao longo do encontro, diante de um HS Varese cada vez mais sólido e em crescendo, mas ainda dúctil nos momentos capitais. Galvanizada por um bom começo, onde sobressaíram os pontos em mismatch do capitão Gabriele Silva assistido por Pedro Bártolo, tudo parecia encaminhar-se a favor da equipa da casa ou, pelo menos, perspectivava-se equilíbrio. Sem que nada o fizesse prever, no segundo quarto, os comandados de Nicola Damiano vacilaram, as rotações redundaram em fracasso, e subitamente os visitantes gozavam de uma vantagem de 10 pontos, muito por culpa do veterano Matteo Cavagnini (19 pts, 17 ressaltos). Focados, os varesinos recuperaram a batuta e no último quarto alcançaram mesmo a igualdade a 48 com 2 pontos de Pedro Bártolo (marcou 9 no período), incapaz, porém, de converter da linha de lance livre a escassos 20 segundos do final e com a sua equipa à distância de 4 pontos. Numa boa partida de basquetebol, a vasta experiência da equipa mais laureada do BCR italiano ditou a sua primeira vitória e a segunda derrota do HS Varese. Pedro Bártolo amealhou 15 pontos (6/9 2 pts, 1/4 3 pts, 0/2 LL), 6 assistências e 3 ressaltos. Parciais: 18-13 / 8-23 / 14-10 / 15-13

 

Servigest Burgos 64-42 Joventut de Badalona

Segunda vitória para o Servigest Burgos, casa de Helder da Silva, na 2.ª Liga Espanhola, o que significa liderança partilhada com o C.B. Las Rozas FDI e o CDA Bahia de Cádiz, próximo adversário. A formação de Castela e Leão dominou as operações desde o primeiro minuto e chegou ao intervalo com uma vantagem de 11 pontos, margem suficiente para distribuir minutos pelos menos utilizados, que deram conta do recado e ampliaram a superioridade burgalesa no marcador. O português Helder da Silva aproveitou da melhor forma os 17 minutos em campo ao somar 5 pts (1/3 2 pts, 1/1 3 pts) e 8 assistências. Parciais: 20-14/ 12-7 / 11-11 / 21-10

 

Outros jogos

Nationale A – França

CS Meaux 47-59 Le Puy-en-Velay

Parciais: 25-18 / 9-8 / 6-17 / 7-16

Christophe da Silva não averbou qualquer dado estatístico de relevo.

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
20 NOV 2018

Mais Notícias