Portugueses lá fora

Na rubrica desta semana dos “Portugueses lá fora”, destaque para Pedro Bártolo, que desceu à Série B, em Itália, enquanto Valter Mendes assegurou a manutenção na Nationale A, em França, sem esquecer Helder da Silva, falhou a promoção ao máximo escalão espanhol.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 MAI 2019

 

No jogo dois do Play-Out, o HS Varese voltou a cair por apenas um ponto e hipotecou a permanência – 52-51. Na última jornada da Nationale A, em França, apesar da derrota, o Lyon Basket Fauteil tinha já garantido a continuidade na elite do BCR do país –  Lyon 49-74 Le Cannet. Em Espanha, na Final Four da Primera División, o Servigest Burgos quebrou na segunda parte face a um dos favoritos, Basketmi Ferrol, e perdeu assim a hipótese de voltar a militar na máxima categoria – 62-55. No acesso ao bronze, a equipa de Castela e Leão venceu categoricamente o UCAM Murcia por 26-56.

 

Itália – Série A

SS Bérgamo 52-51 HS Varese

Final desolador para a formação varesina na Série A. A equipa de Pedro Bártolo (2.5) estava obrigada a vencer para forçar o jogo 3 e queria aproveitar o embalo da boa prestação europeia realizada em Vigo, na Euroliga 3, que lhe valeu um quarto posto. Contudo, repetiram-se os problemas diagnosticados ao longo da época e uma dinâmica defensiva dúctil e displicente permitiu aos locais ganhar uma vantagem de 9 pontos logo a abrir a partida. A reação dos comandados de Nicola Damiano foi muito positiva e, limadas as carências defensivas, regressou a confiança e o acerto no ataque, encurtando-se o fosso para apenas 2 pontos antes do intervalo. Na segunda parte, o HS Varese deu continuidade à recuperação e consumou mesmo a reviravolta graças a vários lançamentos exteriores de Pedro Bártolo, entre os quais dois triplos, que na primeira parte estivera aquém do exigido no capítulo da finalização. À falta de cinco minutos para o término da partida, o HS Varese vencia por 5 pontos. No entanto, uma sequência de más defesas e uma falta técnica do treinador-jogador Nicola Damiano (1.0) trouxeram inquietação e Bérgamo voltou à liderança. A escassos 15 segundos da buzina, Pedro Bártolo desferiu o lançamento que podia ser o da vitória, colocando Varese a vencer por 1. Quando apenas se pedia uma defesa apertada, uma falta cometida sobre um lançamento desesperado do argentino Joel Gabas (4.0) resultou em três lances livres e o sul-americano converteu dois deles com êxito, relegando o HS Varese para a Série B. Pedro Bártolo – 10 pts, 3 assistências e 3 ressaltos em 23 minutos. Parciais: 20-11 / 11-18 / 11-14 / 10-8

 

Espanha – Primera División (segundo escalão)

Ainda não foi desta que o Servigest Burgos voltou ao palco mais ilustre do BCR espanhol. Apesar de dispor de um dos planteis mais competitivos dos últimos anos, à equipa de Castela e Leão calhou em sorte o Basketmi Ferrol, conjunto galego apetrechado com atletas de craveira internacional, como o poste brasileiro Luciano da Silva (4.5) – 21 pts, 12 ressaltos e 3 assistências – ou o polaco Karol Szulc – 23 pts, 12 ressaltos e 10 assistências (4.0) -, que se assumiram como os principais carrascos. Perante o adversário mais débil, o UCAM Murcia, os burgaleses arrecadaram o terceiro posto na Final Four.

 

Basketmi Ferrol 62-55 Servigest Burgos

Parciais: 14-11 / 8-15 / 20-14 / 20-15

Helder da Silva – 21 minutos, 8 assistências

 

UCAM Murcia 26-56 Servigest Burgos

Parciais: 6-15 / 8-12 / 4-19 / 8-10

Helder da Silva – 25 minutos, 6 pontos, 3 ressaltos, 5 assistências

 

França – Nationale A

Lyon Basket Fauteil 49-74 Le Cannet

Sem surpresa, os líderes da Nationale A, Le Cannet, terceiros na Euroliga 1, vergaram facilmente o Lyon Basket Fauteil, confirmando as expectativas para o encontro dado o desnível acentuado de recursos entre as duas formações. Contudo, o verdadeiro momento capital na luta pela manutenção acontecera no fim de semana anterior, quando os lioneses enfrentaram o adversário direto Bordéus, encontro no qual a equipa de Valter Mendes (não foi opção) foi de menos a mais, e em que graças a uma organização coletiva poucas vezes vista na presente época derrubou os rivais por 71-59, assegurando o décimo e antepenúltimo posto na Nationale A.

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 MAI 2019

Mais Notícias