Portugueses lá fora

Na rubrica desta semana dos Portuguses lá fora, destaque para Ismael de Sousa e Pedro Bártolo, os dois jogadores de basquetebol em cadeira de rodas em ação nas provas europeias de clubes, e que alcançaram resultados honrosos nas fases finais da Euroliga.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
30 ABR 2019

Na Euroliga 2, o Santa Lucia Basket de Ismael de Sousa só caiu na final perante a poderosa formação espanhola do Mideba Extremadura, repleta de internacionais britânicos, por 81-66, enquanto o HS Varese de Pedro Bártolo, na Euroliga 3, falhou o pódio, reclamado pelas equipas turcas, ao perder por 79-41 contra Izmir.

 

Nota: Fotos do HS Varese

 

O HS Varese e o Santa Lucia Basket Roma, de Pedro Bártolo (2.5) e Ismael de Sousa (4.0), protagonizaram uma grande jornada europeia nas fases finais da Euroliga. Os romanos superaram as expectativas logo no desafio inaugural ao baterem os compatriotas e anfitriões de Santo Stefano pela margem mínima – 56-55 -, desfecho que aumentava as possibilidades de evitar o favorito Mideba Extremadura nas meias-finais. No segundo encontro, a turma de Fabio Castellucci voltou a vencer por apenas um ponto, desta feita os bósnios do Banja Luka – 77-76 -, e no último jogo do grupo precisou do prolongamento para levar de vencida os britânicos Owls – 69-65. Com um cruzamento teoricamente mais acessível, o Santa Lucia confirmou o vaticínio otimista e impôs-se aos campeões israelitas Ramat Gan, nas meias-finais, por confortáveis 79-61. Na final, o contingente inglês do Mideba Extremadura revelou-se demasiado forte e arrecadou a vitória de forma incontestável – 81-66. Já os lombardos pagaram caro um início titubeante perante o Gazişehir Gaziantep, da Turquia, apesar da reação enérgica que encurtou para cinco pontos a distância nos dez minutos finais – 60-65. No jogo do tudo ou nada, diante dos israelitas do Beit-Halochem Tel Aviv, o HS Varese realizou uma das melhores exibições coletivas da temporada e venceu por 61-59. No terceiro encontro do grupo, face à modesta formação austríaca do RRB Flinkstones, Pedro Bártolo e companhia assinaram uma exibição cinzenta, mas suficiente para atingir o objetivo e por números dilatados – 59-29. Nas meias-finais, o cruzamento ditou que o HS Varese enfrentasse o futuro campeão, o Fenerbahçe. Sem surpresa, não obstante uma primeira parte audaz dos comandados de Nicola Damiano que mantiveram a diferença nos dez pontos, a resistência de Varese extinguiu-se para lá do meio do terceiro período. No final, Fenerbahçe 82 HS Varese 53. Na derradeira oportunidade de obter uma medalha, o Izmir aproveitou o desgaste e a permeabilidade defensiva do HS Varese para encarrilar num triunfo demasiado fácil atendendo ao potencial dos italianos – 79-41.

 

Estatísticas dos portugueses

HS Varese 60-65 Gazişehir Gaziantep (Turquia)

Pedro Bártolo: 13 pts, 2 ressaltos, 2 assistências, 33 minutos

Beit-Halochem Tel Aviv (Israel) 59-61 HS Varese

Pedro Bártolo: 12 pts, 2 assistências, 1 roubo de bola, 32 minutos

RBB Flinkstones (Áustria) 29-59 HS Varese

Pedro Bártolo: 16 pts, 2 ressaltos, 4 assistências, 29 minutos

1907 EYSK Fenerbahçe (Turquia) 82-53 HS Varese

Pedro Bártolo: 12 pts, 2 ressaltos, 2 assistências, 35 minutos

Izmir BSB (Turquia) 79-41 HS Varese

Pedro Bártolo: 7 pts, 2 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola, 27 minutos

 

Santo Stefano (Itália) 55 Santa Lucia 56

Ismael de Sousa: não jogou

Santa Lucia 77-76 KKI VRBAS Banja Luka (Bósnia)

Ismael de Sousa: não jogou

The Owls (Grã-Bretanha) 65-69 Santa Lucia

Ismael de Sousa: não jogou

Ramat Gan 61-79 Santa Lucia

Ismael de Sousa: 3 minutos em campo

Mideba Extremadura (Espanha) 81-66 Santa Lucia

Ismael de Sousa: 3 minutos em campo

 

 

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
30 ABR 2019

Mais Notícias