Portugueses lá fora

Na rubrica desta semana dos “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, destaque para Helder da Silva, do Servigest Burgos, que levou a melhor sobre o trio de compatriotas que milita nos galegos do Basketmi Ferrol, equipa composta por Luís Domingos, Pedro Bártolo e José Miguel Gonçalves. Em Itália, na Série A, Ismael de Sousa não foi opção na derrota caseira do Santa Lucia perante o Amicacci Giulianova – 64-70.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
28 NOV 2019

 

Nota: Foto de Pedro MF Mestre | AMMAgazine.pt

Espanha – Primera División (2.ª Divisão)

Basketmi Ferrol 71-78 Servigest Burgos

Intenso e equilibrado do princípio ao fim, o duelo entre favoritos à subida teve a “chispa” da División de Honor, ou não estivessem em campo vários jogadores com uma bagagem de muitos minutos nas ligas europeias de topo, casos de Karol Szulc (4.5), Pedro Paz (4.5) e Pedro Bártolo (2.5), nos galegos, e de Salvador Zavala (4.0), Martin Arredondo (3.0), Pablo Miguel Lopez (4.5) e Helder da Silva (2.0), nos burgaleses. O começo foi auspicioso para os locais, que exibiam uma eficácia quase imaculada, embora na defesa as penetrações de Pablo Miguel Lopez “Piti” e os lançamentos em mismatch de Salvador Zavala causassem estragos. Entre os portugueses, destacava-se Luís Domingos (2.5), que assinou a melhor exibição da época, demonstrando grande maturidade e frieza no ataque ao cesto. No segundo quarto, os ferrolanos ficaram condicionados devido à terceira falta precoce de Pedro Bártolo, substituído pelo capitão Miguel Romero (2.5), o que se refletiu na perda de poder de fogo para abrir a defesa visitante e serenidade na distribuição de jogo. Embalados pelos muitos que acorreram ao Pavilhão do Ensanche, a formação galega reergueu-se no terceiro quarto, mercê em boa parte da prestação estratosférica de Pedro Paz – 29 pts com 14/22 de 2 pts -, mas viria a sucumbir nos dez minutos finais, onde o discernimento dos forasteiros na seleção de lançamento fez a diferença.

Parciais: 23-20 / 16-23 / 18-13 / 14-22

Pedro Bártolo – 22 minutos, 6 pts (3/4 2 pts, 0/1 3 pts), 5 assistências

Luís Domingos – 40 minutos, 12 pts (4/9 2 pts, 4/4 LL), 3 ressaltos, 2 assistências

José Miguel Gonçalves – não jogou

Helder da Silva – 10 minutos, 2 pts (1/3 2 pts), 1 ressalto, 2 assistências

 

Itália – Série A

Santa Lucia 64-70 Amicacci Giulianova

No jogo em atraso da terceira jornada da Série A, o Santa Lucia consentiu a primeira derrota na receção ao Giulianova, o que significou o regresso a “casa” de Cristian Fares (4.0) e do internacional italiano Marco Stupenengo (2.5), um dos símbolos do conjunto da capital romana nos últimos anos, agora ao serviço da equipa costa este do país transalpino. Os 26 pontos do britânico Martin Edwards (4.0), cifra repetida pelo veterano Matteo Cavagnini (4.5), revelaram-se insuficientes para vergar um conjunto visitante que se reforçou não só com os ex-Santa Lucia, como também com o experiente base letão Raimunds Beginskis (2.0). Ismael de Sousa (4.0) não jogou.

Parciais: 13-18 / 14-16 / 23-18 /14-18

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
28 NOV 2019

Mais Notícias