Portugueses lá fora

Este fim de semana tivemos portugueses em bom plano pelos vários campeonatos onde estão em competição.

Atletas | Competições
9 NOV 2015

Em Espanha, por exemplo, Sofia Carolina ficou à beira de um duplo-duplo, enquanto Michelle Brandão chegou à vintena de pontos. Em Itália, Lavínia da Siva foi preponderante na vitória do Milano, que já é segundo.

 

O Andorra defrontou o líder da Liga ACB em Espanha e não foi bem-sucedido. Barcelona, que soma cinco vitórias em outras tantas partidas, derrotou a equipa de Betinho, por 89-66, num jogo em que o internacional português não alinhou de início. Betinho atuou 20 minutos, durante os quais somou 4 pontos e 7 ressaltos. Tratou-se da terceira derrota seguida do Andorra, que está na 13ª posição na tabela classificativa.

 

Em França, o Caen também não foi feliz na visita ao recinto do Vosgues, na 7ª jornada da NM1. Perdeu por 92-78 e caiu para a 14ª posição. Filipe da Silva marcou 5 pontos, capturou 3 ressaltos e distribuiu 3 assistências, em 15 minutos de utilização.

 

Nas senhoras, na Liga Feminina de Espanha as três portuguesas que ali jogam também não tiveram motivos para sorrir. O Zamarat de Sofia Carolina perdeu em casa com o Gran Canária, por 71-67, na 8ª jornada da mais importante competição feminina do país vizinho, com a portuguesa protagonizar uma boa exibição. Sofia somou 19 pontos, 9 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento, mas nem assim conseguiu evitar a derrota.

 

Maria Correia, titular, marcou 5 pontos, registando ainda 2 ressaltos, 2 assistências e 6 roubos de bola, em 22 minutos, na derrota caseira do CREF Hola frente ao Gipuzkoa, por 61-42. O Conquero de Catarina Neves perdeu, por sua vez, com o Girona, por 71-63, mas a portuguesa não jogou.

 

Na divisão inferior, a Liga Feminina 2, este fim de semana há a registar a estreia de Carla Nascimento, que regressou a um clube que bem conhece: o Al-Qazares. A portuguesa, heroína na subida da equipa à Liga Feminina há dois anos, ajudou na vitória sobre o Arxil, por 78-66, com 2 pontos, 1 ressalto, 4 assistências e 1 roubo de bola, em 18 minutos. Do outro lado do campo estava Rosinha Rosário, que em 16 minutos somou 4 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento. O Al-Qazares lidera a classificação; o Arxil desceu para 9º.

 

As três portuguesas que atuam no Badajoz também foram felizes este fim de semana. A equipa visitou o ADBA e ganhou, por 73-62, subindo à 8ª posição da Liga Feminina 2. Michelle Brandão (40 minutos, 20 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola) e Inês Aragão (27 minutos, 10 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) foram titulares, enquanto Larisse Lima (5 minutos, 6 pontos, 2 ressaltos e 1 assistência) saltou do banco.

 

Para finalizar a nossa incursão pelo segundo escalão espanhol, falta-nos falar do Adelantados de Sara Djassi, que perdeu na visita ao Aros Leon, por 68-63. A portuguesa registou 10 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola, em 33 minutos de utilização.

 

Em Itália, o Milano ganhou e já é segundo na A2. Recebeu e bateu o Albino, por 48-42, com Lavínia da Silva a ser uma das heroínas da partida. Em 36 minutos marcou 11 pontos, capturou 10 ressaltos, distribuiu 1 assistência, fez 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento.

 

Nos Estados Unidos, onde esta época temos uma vasta “legião” de emigrantes, alguns dos nossos atletas já entraram em acção. A Universidade de Old Dominion derrotou de forma categórica a de Davis and Elkins, por 86-47, num jogo de preparação, com Carolina Bernardeco a somar 3 assistências e 2 roubos de bola, em 9 minutos.

 

A Marian University, onde estudam e jogam duas portuguesas, também realizou um jogo de treino, com a universidade de Purdue, e perdeu, por 78-37. Jéssica Almeida marcou 3 pontos, capturou 1 ressalto e distribuiu 1 assistência; Joana Soeiro terminou o jogo com 7 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências.

 

Já no liceu, Mountain Mission derrotou St. Louis, por 66-60, mas Diogo Brito não jogou. A meio da semana a equipa tinha superado Varsity, por 71-70, com o português a somar 4 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências.

Atletas | Competições
9 NOV 2015

Mais Notícias