Portugueses lá fora

Em Espanha Betinho foi titular no Andorra, mas não conseguiu evitar a derrota da equipa em Murcia.

Atletas | Competições
30 NOV 2015

E o Al-Qazares de Carla Nascimento perdeu pela primeira vez esta época na Liga Feminina 2 do país vizinho. Veja também, nos anexos desta noticia, o que fizeram os muitos jogadores portugueses que estão nos Estados Unidos.

 

O Andorra de Betinho Gomes voltou a perder este fim-de-semana, agora diante do Múrcia, por 76-72, na 8ª jornada da Liga ACB, o principal campeonato de Espanha. O português foi titular e em 28 minutos somou 6 pontos e 9 ressaltos. Foi a 5ª derrota da temporada.

 

Em França, o Caen de Filipe da Silva derrotou o Rueil, por 86-83 na 11ª jornada da NM1. O base alinhou de início e em 22 minutos registou 5 pontos, 4 ressaltos e 8 assistências.

 

Nas senhoras, na Liga Feminina do país vizinho o Zamarat não conseguiu fazer frente ao líder Avenida, perdendo por pesados 92-57. Sofia Carolina, em 32 minutos de utilização, marcou 15 pontos, capturou 5 ressaltos e distribuiu 2 assistências, mas não conseguiu evitar o desaire.

 

O CREF Hola teve melhor sorte. Ganhou fora de portas ao Campus Promete, também na 10ª jornada da Liga Feminina espanhola, por 86-64, com Maria Correia a ajudar com 2 pontos e 2 ressaltos, em 27 minutos de utilização. A equipa está no 9º lugar da tabela classificativa.

 

Já o Conquero de Catarina Neves bateu o Gernika, por 76-67, com a portuguesa a distribuir uma assistência nos 5 minutos que esteve em campo.

 

Na Liga Feminina 2, o Adelantados derrotou o RC Celta, em casa, por 80-55, na 9ª jornada do segundo campeonato de senhoras do país vizinho. Sara Djassi foi titular e, em 24 minutos, marcou 10 pontos, capturou 9 ressaltos e fez 1 assistência.

 

O Arxil recebeu o Badajoz de Inês Aragão, Larisse Lima e Michelle Brandão, e ganhou, por 77-45. Das três portuguesas apenas Inês Aragão esteve em campo, mas os 9 pontos e 1 ressalto que registou em 22 minutos não foram suficientes para garantir o triunfo do Badajoz.

 

No mesmo campeonato, o Al-Qazares sofreu a primeira derrota da época. Foi na visita ao Cortegada, por 72-60, mas mesmo assim mantém-se na liderança da tabela classificativa. Carla Nascimento foi titular e em 35 minutos somou 5 pontos, 2 ressaltos e 6 assistências.

 

Em Itália, na Série 2, o Milano não descola da perseguição ao líder e este fim-de-semana derrotou o Marghera, por apenas um ponto de diferença (64-63), com uma exibição muito positiva de Lavínia da Silva: 7 pontos, 14 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola.

 

Nos Estados Unidos, a Universidade de South Florida ganhou a meio da semana a Butler, por 87-77, e perdeu domingo com St. John’s, por 74-70. Laura Ferreira foi titular em ambos os encontros, sendo que no primeiro totalizou 3 pontos e 5 ressaltos, em 23 minutos; no segundo somou 10 pontos e 8 ressaltos, em 29 minutos de utilização.

 

Já Washington State levou a melhor sobre San Jose, na sexta-feira, por 95-80, com Maria Kostourkova a contribuir com 6 pontos, 7 ressaltos e 1 desarme de lançamento, em 21 minutos (foi titular).

 

A Universidade de Old Dominion, por sua vez, participou num torneio em que perdeu os três jogos. Quinta-feira cedeu diante de Maryland, por 95-49, com Carolina Bernardeco a distribuir uma assistência, em 14 minutos; na sexta-feira perdeu com Pitsburg (67-58), uma partida onde a portuguesa terminou com 1 assistência, em 4 minutos; no sábado voltou a claudicar, desta feita frente a South Dakoma, por 71-39. Nesta partida Carolina jogou 8 minutos, durante os quais capturou 1 ressalto e distribuiu uma assistência.

 

A Universidade de Georgia Tech jogou duas vezes esta semana, também no âmbito de um torneio em Cancun, no México. Quinta-feira perdeu o primeiro, por 61-58, diante de Northen Iowa, com Chelsea Guimarães a jogar 1 minuto; no dia seguinte bateu High Point, por 81-61, com Chelsea a ajudar com 2 pontos e 5 ressaltos, em 11 minutos.

 

Já a Marian University ganhou na terça-feira a Indiana Wesleyam (67-59) e contou duas portuguesas em bom plano. Jéssica Almeida, titular, ajudou com 11 pontos, 2 ressaltos, 6 assistências e 2 desarmes de lançamento, em 31 minutos; Joana Soeiro, suplente, contribuiu com 7 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola, em 22 minutos. No domingo a equipa perdeu com a Universidade de Northwest, por 73-66. Ambas as portuguesas foram titulares, com Jéssica a registar 8 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola, em 26 minutos; Joana somou 5 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências e 5 roubos de bola, em 31 minutos.

 

O Independence Community College, onde alinha Simone Costa, recebeu Labette e venceu, por 66-44. Simone esteve em bom plano, totalizando 11 pontos, 5 ressaltos, 6 assistências e 2 roubos de bola.

 

A Universidade de Colgate jogou duas vezes esta semana. Na terça-feira perdeu com Fordham, por 84-58, com Francisco Amiel a somar 3 ressaltos e 2 assistências, em 17 minutos; sábado venceu UMBC, por 71-63, com o português a alinhar durante 7 minutos.

 

Já Óscar Pedroso não parou esta semana. A Universidade de Chaminade participou num torneio a meio da semana (perdeu os três jogos) e ainda jogou no sábado (venceu). Segunda-feira cedeu com Kansas, por 123-72, com o português a somar 4 pontos, 2 ressaltos e 1 roubo de bola, em 18 minutos; terça-feira perdeu com UNLV, por 93-73, um jogo onde Óscar alinhou durante 8 minutos, marcando 3 pontos e capturando 1 ressalto; quarta-feira não conseguiu bater St. John’s (100-93) com o português, titular, a terminar a partida com 9 pontos e 3 ressaltos, em 16 minutos. A vitória surgiu sábado, numa partida com Cal State San Marcos, por 110-109 e após prolongamento. Óscar, em 19 minutos, somou 11 pontos, 1 ressalto, 1 assistência e 2 desarmes de lançamento.

 

George Mason, por outro lado, na quarta-feira perdeu com Manhattan (69-67) e no sábado ganhou a Wright State (66-39), mas Daniel Relvão, que está lesionado, não jogou.

 

Já Mountain Mission teve um fim-de-semana muito produtivo. Na sexta-feira bateu St. Frances por 54-42, com Diogo Brito a ajudar com 3 pontos, 2 ressaltos e 2 desarmes de lançamento; sábado superou Faith Assembly, por 87-45, com o português a contribuir com 9 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola.

 

Nota: A Federação Portuguesa de Basquetebol tenta nesta rubrica noticiar os resultados dos jogadores portugueses que se encontram a jogar no estrangeiro, sem discriminar ninguém. É natural que não saibamos que um ou outro atleta está neste ou naquele campeonato, até porque quando vão para fora os jogadores não o comunicam (nem são obrigados a fazê-lo) à FPB. Os nomes que aqui aparecem surgem na sequência de buscas feitas na internet ou de ‘dicas’ de amigos da nossa modalidade que semanalmente nos informam de que há mais um português a jogar lá fora.

Por isso, se é português e joga no estrangeiro, informe-nos através do mail…. Teremos todo o gosto em noticiar aqui os seus resultados.

Atletas | Competições
30 NOV 2015

Mais Notícias