Portugueses lá fora

Márcio Dias em alta na segunda liga espanhola; em França, perde o Meylan Grenoble, de Nuno Neves; Hugo Lourenço, Pedro Bártolo e Cláudio Batista entram em ação este fim de semana, na segunda fase da 1ª liga espanhola.

Atletas | Competições
29 JAN 2016

O base/extremo Nuno Neves, internacional luso que veste as cores do Meylan Grenoble Handibasket, da primeira divisão francesa, atuou os 40 minutos diante do Thonon CH. Os visitantes acabariam por levar a melhor, impondo-se por 57-63, tendo o atleta nacional ficado um pouco aquém a nível ofensivo, ao converter apenas 2 pontos.

 

Na segunda liga espanhola, Márcio Dias (poste 4.5), do Servigest Burgos, liderou a sua equipa numa vitória cómoda, em Saragoça, frente ao CAI – 28-54 -, destacando-se como máximo marcador do encontro com 20 pontos. O atleta internacional português vive um dos melhores momentos da carreira, numa época em que o Servigest Burgos venceu todos os seus compromissos e tem praticamente garantida a entrada na final a 4 que decidirá o Campeão e conjunto promovido à División de Honor. Hélder Silva (2.0), também internacional por Portugal, companheiro de Márcio e capitão do Servigest Burgos, contribuiu com dois pontos. 

 

No próximo sábado, 30 de Janeiro, regressa a referida División de Honor, a primeira liga espanhola (uma das mais conceituadas do mundo), onde atuam três internacionais portugueses. CP Mideba, de Hugo Lourenço (poste 4.0), Fundación Grupo Norte BSR Valladolid, de Pedro Bártolo (base 2.5), e Clínicas Rincón Amivel, de Cláudio Batista (poste 4.5), disputam a Fase do Título, uma “liguilha” que reúne os 4 primeiros classificados de dois grupos iniciais com 6 e 5 equipas.

 

Significa isto que os três conjuntos com atletas lusos terão missão difícil para lograr o apuramento para a final-four que decidirá o Campeão espanhol, uma vez que no grupo 1, Fundación Grupo Norte obteve a quarta e última vaga de acesso à Fase do Título, e no grupo 2, CP Mideba e Clínicas Rincón Amivel alcançaram o terceiro e quarto postos respectivamente. 

 

Nesta primeira jornada da segunda fase, o CP Mideba enfrenta o Bidaideak Bilbao, um confronto que se perspetiva complicado para os estremenhos, atendendo ao poderio do adversário, na qual militam, entre outros, os internacionais espanhóis David Mouriz (base 2.5), Asier Garcia (base 4.0) e Amadou Tijane (poste/extremo 3.0), ou o norte-americano Joshua Turek (base/extremo 3.5), melhor marcador da liga com a impressionante média de 25.7 pontos. O português Hugo Lourenço poderá ser particularmente decisivo para contrariar a capacidade ofensiva e a altura do quinteto da equipa basca, ele que se distingue há vários anos como um dos melhores ressaltadores da liga e um pilar no CP Mideba.

 

O Fundación Grupo Norte tem pela frente um teste tão ou mais duro, já que recebe o primeiro classificado do Grupo 2, BSR Amiab Albacete, que dispõe de um plantel com vários nomes de topo, sobressaindo o internacional espanhol Roberto Mena (poste 4.0) e cinco (!) internacionais pela Grã-Bretanha: Wayne Boardman (extremo 1.0), Kyle Marsh (base 2.0), Harry Brown (base/extremo 2.5), Ade Orogbemi (base/extremo 2.5) e Lee Manning (poste 4.5). Pedro Bártolo, que desfrutou de mais minutos nos últimos compromissos de Valladolid, precisamente pela velocidade e lançamento exterior, representa uma solução potencial para ajudar a conter o ímpeto ofensivo dos visitantes e oferecer ritmo no ataque.

 

Por último, o Clinicas Rincón Amivel desloca-se a Madrid, onde mora o Campeão espanhol e vice-campeão da Europa, CD Ilunion, que não consente derrotas há vários anos a nível doméstico. Os internacionais Terry Bywater (Inglaterra, base, 4.5), Rodney Hawkins (Colômbia, poste, 4.0) ou os gémeos Zarzuela (Espanha, postes, 3.0) são as figuras de proa de uma equipa dominadora. Apesar de gozar atualmente de poucos minutos, a experiência de Cláudio Batista, há vários anos em Espanha, aumenta as possibilidades da equipa para conter a intensidade do seu oponente.

 

 

 

 

 

Atletas | Competições
29 JAN 2016

Mais Notícias