Portugueses lá fora

Vitória contundente do Servigest Burgos contra o Amfiv Más Visión (63-27) com Márcio Dias novamente MVP; em Las Palmas, o Fundación Grupo Norte, de Pedro Bártolo, somou a segunda vitória consecutiva 

Atletas | Competições
12 FEV 2016

Sem qualquer contestação, o Servigest Burgos derrotou o Amfiv Más Visión (equipa B do CD Amfiv da División de Honor) por 63-27 e alcançou a oitava vitória em outros tantos jogos, na fase regular da Primera División – assim designada, mas correspondente ao 2º escalão do Basquetebol em cadeira de rodas espanhol. Márcio Dias (4.5), apesar de ter atuado menos minutos do que habitualmente em virtude de o adversário ser o último classificado do grupo norte, deu continuidade ao excelente momento de forma, oferecendo à equipa 12 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências, o que lhe valeu o estatuto de MVP. O capitão Hélder Silva (2.0) contribuiu com 2 pontos, 1 ressalto e 9 assistências. O Servigest Burgos só voltará a entrar em acção a 20 de Março diante do Salto Bera Bera.

 

Na División de Honor – primeiro escalão -, o Fundación Grupo Norte não consentiu quaisquer veleidades ao BSR Ace Gran Canaria e impôs-se por categóricos 43-57, o que lhe permite continuar a acalentar a esperança de vir a marcar presença na Final-Four. A façanha implicaria, pragmaticamente, vencer os seis encontros restantes e esperar uma conjugação de resultados favorável. Pedro Bártolo (2.5), dispôs de 7:27 minutos, entre o 3º e o 4ª período, tempo que capitalizou em 2 assistências, 1 roubo de bola e 1 ressalto (pela negativa, registou dois lançamentos falhados e um turnover), pese embora a sua entrada não tenha “agitado” positivamente o jogo ‘pucelano’, como se constatou noutras ocasiões.

 

Para Hugo Lourenço (4.0) e o CP Mideba, com apenas 6 jogadores, o fim de semana foi inglório, já que defrontaram o imbatível CD Ilunión muito desfalcados. Além das badaladas ausências dos brasileiros Dwan Gomes (1.0) e Gelson Junior (3.5), que não regressaram após a pausa festiva, e do canterano Eusebio Fernandez (2.5) por lesão, também Alberto Esteche (2.0), peça-chave nos estremenhos, não pôde figurar nas opções de Marco Galego. Assim, num jogo sem história, o CD Ilunión bateu o CP Mideba por 88-39. Hugo Lourenço amealhou 2 pontos em 3 lançamentos tentados, 5 ressaltos e 3 assistências, tendo sido excluído com 5 faltas após 33 minutos em campo. Na próxima jornada, a 20 de Fevereiro, há embate luso, com o Fundación Grupo Norte a receber o CP Mideba, em Valladolid.

 

Em Málaga, quase houve surpresa. O Clinicas Rincón Amível, onde milita o poste luso Claúdio Batista (4.5), vendeu cara a derrota ao Bidaideak Bilbao BSR, ao cair por escassos cinco pontos, 51-56. O melhor marcador do campeonato, o americano Joshua Turek (3.5), revelou-se decisivo para a vitória pender para a equipa basca ao apontar 21 pontos, distinguindo-se como o mais concretizador na partida. Cláudio Batista acumulou dois ressaltos defensivos nos quase sensivelmente três minutos em campo. Na próxima jornada, o Clinicas Rincón Amível, na oitava e última posição da Fase do Título, visita o quarto classificado Getafe BSR. 

 

Notas:

 

– A pontuação do jogador é atribuída por classificadores especializados que atendem à funcionalidade do atleta na cadeira de jogo, assim como à sua lesão. Varia entre 1 a 4.5, sendo que quanto mais alta, maior a funcionalidade do jogador, e o total presente no 5 inicial não pode exceder os 14,5 pontos, em competições de clubes, e os 14 nas competições de selecções.

 

– Pedro Bártolo em ação na imagem

Atletas | Competições
12 FEV 2016

Mais Notícias