Portugueses lá fora

Segunda vitória consecutiva para o CP Mideba (de Pedro Bártolo), que caminha para a sua melhor versão (70-58 frente ao Basketmi Ferrol); em França, na Nationale B, o Lyon Métropole perdeu na receção a Corbeil e caiu para o 3.º posto, ainda que com um jogo a menos face aos competidores diretos, enquanto na Nationale A, máximo escalão, o CS Meaux superou a equipa de Marselha por 66-42, na véspera de disputar a final a 4 da Taça de França com os Hornets Le Cannet, Le Puy en Velay e Hyères; por último, em Itália, o Santa Lucia assegurou a manutenção na elite do Basquetebol CR do país, ao bater o Special Bergamo Sport por 63-51, com Ismael de Sousa a não atuar qualquer minuto.

Atletas | Competições
16 FEV 2017

Mideba Extremadura 70-58 Basketmi Ferrol

Entrada auspiciosa dos extremeños, perante os galegos do Basketmi Ferrol, equipa em crescendo no panorama espanhol, agora apetrechada com o reforço internacional brasileiro Luciano da Silva, autor de 30 pontos em cada uma das 2 jornadas anteriores. Desta feita, foi “travado” nos 16 pontos, mas o seu companheiro de equipa Mousa Ghozibi, iraniano de pontuação 4, apontou 30. Num encontro em que se pautaram pela irregularidade, os anfitriões terminaram o 1.º quarto 3 pontos acima e os bons indícios levaram o técnico Jorge Borba Cintas a lançar as contratações argentinas Joel Gabas e Gustavo Villafañe. Apesar do acréscimo de altura e poder ofensivo, Ferrol capitalizou as carências defensivas demonstradas por Mideba, passou para a frente do marcador, o que motivou a reentrada do 5 inicial composto por Jose Cano, Marten Lilja, Salvador Sandoval, Juan Luis Perez e Pedro Bártolo. A estabilidade defensiva do quinteto mais entrosado permitiu nova reviravolta e já com uma liderança mais cómoda, não só Joel e Gustavo reentraram, como o pacense Eusebio Fernandez – também ele reforço de inverno -, gozou dos seus primeiros minutos. No final, vitória sólida por 70-58. O português Pedro Bártolo esteve muito discreto no plano ofensivo, com apenas 2 pontos, porém, acabou por desempenhar um papel chave na solidez defensiva do conjunto de Badajoz.

 

Lyon Métropole 69-71 Corbeil

Em Lyon, derrota da equipa da cidade frente ao Corbeil, adversário direto na luta pela promoção à Nationale A. A primeira parte até sorriu às cores de Valter Mendes, com os lioneses a irem para intervalo com uma vantagem significativa – 42-27 -, mas o excesso de confiança redundou numa segunda metade desastrosa, bastando referir que no final do 3.º período a vantagem já tinha sido encurtada para um ponto. No final do encontro, registava-se um empate a 60, o que obrigava a prolongamento. Aí perdurou o equilíbrio, ainda que nem sempre tal tenha sido sinónimo de um encontro bem jogado, acabando a vitória por pender para os visitantes por escassos 69-71. Valter Mendes participou em 15 minutos da partida. Com esta derrota, o Lyon desce ao terceiro lugar, mas com um jogo a menos face ao primeiro e segundo classificado. 

 

CS Meaux 66-42 Marseille

Triunfo incontestável de Meaux, alicerçado nas excelentes prestações do holandês Mattijs Bellers (12 pontos, 13 ressaltos e 2 assistências), Audrey Cayol, atirador gaulês, que somou 21 pontos (2 triplos, 7 lançamentos de 2 pontos e 1 lance livre), e Ondrej Pliska, autor de 15 pontos e 11 ressaltos. Christophe da Silva jogou 3 minutos no encontro. Este fim de semana, o CS Meaux disputará a final a 4 da Taça de França com o Hornets Le Cannet, Hyères e Le Puy en Velay.

 

Santa Lucia 63-51 Special Bergamo Sport

É já uma certeza que o Santa Lucia vai continuar a militar na Série A italiana. Com a vitória frente ao Special Bergamo Sport, a formação romana assegurou o primeiro objetivo da época, modesto, mas realista para quem enfrentou a ameaça de abandonar a competição e o êxodo dos seus principais jogadores. Ismael de Sousa não foi aposta do treinador Fabio Castelucci. 

Atletas | Competições
16 FEV 2017

Mais Notícias