Portugueses lá fora

No basquetebol em cadeira de rodas internacional, Valter Mendes sagrou-se campeão da 2.ª liga francesa.

Atletas | Competições | Treinadores
10 MAI 2017

Numa final entre equipas de Ródano-Alpes, o Lyon Basket Handisport bateu o Meylan Grenoble – 69-55 -, de Nuno Neves, que acompanha os lioneses na subida ao escalão de elite do BCR gaulês.

As meias-finais do play-off da Nationale B colocavam frente a frente Meylan Grenoble contra Genneviliers e Lyon Basket Handisport face a Corbeil. Se a formação de Grenoble, onde milita o base/extremo Nuno Neves, alcançou a final com uma vitória relativamente cómoda por 71-61, o Lyon Basket Handisport teve que suar bastante mais, embora a promoção à Nationale A estivesse já garantida, graças ao primeiro lugar obtido na fase regular. A desvantagem de 14 pontos ao intervalo, reflexo do desacerto na finalização e muita desconcentração defensiva, comprometia o objetivo de coroar a época com o título de campeão da Nationale B. Contudo, após o reatamento da partida, de orgulho ferido, os lioneses regressaram com outra determinação, reduzindo drasticamente o número de erros cometidos, o que permitia encurtar distâncias no marcador para apenas 4 pontos. No período derradeiro, o Lyon Basket Handisport consumaria a reviravolta (62-60) ao impor um parcial de 15-9 e confirmava assim a expectativa de uma final entre equipas da região de Ródano-Alpes. Parciais: 16-18/9-21/22-12/15-9

 

Na decisão pelo título, assistiu-se a um encontro equilibrado, apesar do ligeiro ascendente do Lyon Basket Handisport, que exibia grande coesão defensiva, seu apanágio ao longo de toda a época. Ao descanso, o marcador registava 28-34 favorável aos lioneses. No 3.º período, uma boa prestação coletiva permitiu dilatar a vantagem para 19 pontos, cifra que deitava por terra as aspirações de Grenoble. No último tempo, o melhor que Meylan conseguiu fazer foi reduzir o fosso para os 14 pontos finais – 55-69. Parciais: 14-20/14-14/10-23/17-12. Dois anos depois de se sagrar campeão na Nationale C, o Lyon Basket Handisport logra a mesma façanha na Nationale B e chega ao topo do BCR gaulês.  

Atletas | Competições | Treinadores
10 MAI 2017

Mais Notícias