Portugueses lá fora
Na rubrica "Portugueses lá fora" desta semana, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, novo triunfo para Christophe da Silva, desta feita para o campeonato francês, contra o Gennevilliers por 79-38.
Atletas | Competições | Treinadores
26 JAN 2018
Por seu turno, Ismael de Sousa (Santa Lucia, Série A), Pedro Bártolo (HS Varese, Série A) e Paulo Soeiro (Lux Rollers, Bundesliga 2) enfrentaram equipas do topo da tabela e averbaram derrotas.
Rollers Bulls 81-39 Lux Rollers
A equipa do Luxemburgo, integrada na germânica Bundesliga 2, deslocou-se ao reduto de outro outsider, o conjunto belga e atual líder, Roller Bulls, para mais uma jornada da competição. Base da seleção belga, a formação de Valónia foi sempre superior em todos os domínios do jogo, diante do seu público numeroso, alternando entre uma defesa de pressão a campo inteiro e na linha dos três pontos, facto que transformou a missão dos luxemburgueses numa empreitada impossível. Paulo Soeiro atuou 25 minutos e fez três assistências, além de amealhar um ressalto.
CS Meaux 79-38 Gennevilliers
Sem o atirador Audrey Cayol, mas embalados pela confiança da passagem às meias-finais da Taça de França, no fim de semana anterior perante Le Cannet, o CS Meaux alcançou uma vitória incontestável na receção a Gennevilliers. Os visitantes até surpreenderam ao levar de vencida o primeiro período, mas depois impôs-se a superioridade de Meaux, que acabaria por ganhar confortavelmente. Christophe da Silva atuou os 40 minutos e registou dois pontos e um ressalto. Parciais: 16-17 / 19-4 / 22-4 / 22-13
Amicacci Giulianova 64-42 HS Varese
Desempenho honroso oferecido pelo HS Varese na visita a Giulianova para enfrentar a equipa local, recém-reforçada com o poste sul-coreano Kim, precisamente o MVP do encontro com 22 pontos e 13 ressaltos. Sem o poste costa-riquenho Kenneth Gonzalez Rodriguez, que não deverá regressar a Varese por motivos pessoais, a formação da Lombardia conseguiu dar uma réplica muito superior à da primeira volta – onde perdeu por 40 pontos -, jogando olhos nos olhos, a espaços, com os anfitriões. Apesar de aquém da sua melhor versão, Pedro Bártolo apontou sete pontos em 25 minutos (3/7 de 2 pts), aos quais juntou um ressalto e uma assistência. 14-10/10-10/14-12/14-10
Santo Stefano 64-52 Santa Lucia
Um Santa Lucia em estado de graça, depois do triunfo caseiro contra o líder e campeão italiano Briantea 84 Cantú, opôs-se ao segundo classificado, Santo Stefano, mas não conseguiu repetir a proeza. Num dia de repartição de pontos, Sofyane Mehaioui (14 pts), Dimitri Tanghe (12 pts), Enrico Ghione (13 pts) e um inspirado Sabri Bedzetti (19 pts) deitaram por terra as aspirações romanas, que tiveram em Matteo Cavagnini o jogador mais assertivo – 14 pts e 10 ressaltos. Ismael de Sousa esteve quase quatro minutos em campo e apontou um ponto.