Portugueses lá fora
Na rubrica “Portugueses lá fora”, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, Ismael de Sousa, Christophe da Silva e Hélder da Silva saíram vitoriosos, enquanto Pedro Bártolo prolongou a série de desaires, em Santo Stefano.
Atletas | Competições | Treinadores
11 FEV 2018
Paulo Soeiro perdeu na Bundesliga 2, Alemanha, frente ao líder da zona sul, Roller Bulls Ostbelgien, ao passo que em França, o Lyon Basket de Valter Mendes não resistiu ao Le Puy-en-Velay.
Por último, também Luís Domingos teve um teste de fogo, na primeira liga inglesa, caindo diante do Sheffield Steelers, líder da prova, que acolherá a competição europeia Willi Brinkmann, em abril, onde participa o HS Varese de Pedro Bártolo.
Nota: Foto do Santa Lucia
Santa Lucia 83-41 Bérgamo
Jornada acessível para os romanos, que enfrentaram uma das formações mais débeis da Série A. Regressado da concentração da Seleção Nacional, Ismael de Sousa esteve 19 minutos em campo, que lhe renderam 4 pontos e 2 ressaltos. Sábado, 17 de fevereiro, na antepenúltima jornada da fase regular, Ismael de Sousa visita Pedro Bártolo, em Varese.
Salto Bera Bera 51-56 Servigest Burgos
Na 2.ª liga espanhola, o Servigest Burgos continua na perseguição ao líder, Alcorcón. Em Bera Bera, os de Castela e Leão foram obrigados a resgatar a sua melhor versão para superar os locais. Pablo Miguel Lopez “Piti”, ex-Fundacion Grupo Norte Valladolid, voltou a ser o farol ofensivo da sua equipa ao apontar 21 pontos. Hélder da Silva jogou 28 minutos, marcou 6 pontos e conquistou 1 ressalto.
CS Meaux 65-44 HSB Marseille
Depois da debacle europeia, que colocou o campeão francês fora de qualquer uma das quatro competições, o CS Meaux demonstrou uma boa reação que permite atacar as provas internas com otimismo. O holandês Robin Poggenwisch foi, não só o MVP do encontro, como da jornada, ao amealhar 14 pontos, 14 ressaltos e 13 assistências. Christophe da Silva esteve em campo 13 minutos.
Santo Stefano 76-35 HS Varese
Depois de uma semana plena de contrariedades, com vários jogadores sem treinar por doença, o HS Varese deslocou-se até Macerata com apenas seis jogadores. Se inicialmente a réplica dos comandados de Nicola Damiano foi positiva, na segunda parte Santo Stefano ampliou a vantagem de 15 para os finais 41 pontos, concedendo apenas 10 aos visitantes. Sofyane Mehiaoui, com 21 pontos, e Dimitri Tanghe, com 16 pontos, assumiram-se como as principais ameaças para Varese. Pedro Bártolo teve uma produção ofensiva aquém do esperado ao apontar 7 pontos (3/9 2 pts 0/1 3 pts e 1/1 LL).
Roller Bulls Ostbelgien 77-38 Lux Rollers
Nova derrota para os luxemburgueses na zona sul da Bundesliga 2. A resistência dos Lux Rollers durou até à segunda parte, altura em que os anfitriões adotaram uma defesa de pressão a campo inteiro, dificultando a manobra ofensiva adversária e permitindo saídas rápidas em contra-ataque. Paulo Soeiro registou 2 pontos, 2 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 assistência.
Handisport Handibasket Le Puy 72 – 49 Lyon Basket Fauteuil
Na 4.ª jornada da Nationale A, o Lyon Basket Fauteuil deslocou-se a Le Puy-en-Velay para defrontar a equipa local. Desde muito cedo a superioridade dos anfitriões foi evidente, terminando o 1.º quarto com uma vantagem de 18-10. Durante a primeira parte, a equipa de Lyon tentou reverter o rumo dos acontecimentos, mas sem sucesso – 36-27 ao intervalo. Na segunda parte, a supremacia da equipa da casa agudizou-se, terminando o jogo com o resultado 72-49. Valter Mendes jogou 8 minutos.
Sheffield Steelers 93-53 Leeds Spiders
Derrota dos Leeds Spiders contra o líder, que conta este ano com muitos nomes sonantes da seleção britânica, como Abdi Jama, Philip Pratt, George Bates ou Harry Brown. Luís Domingos atuou 20 minutos e marcou 2 pontos, a que acrescentou ainda 3 ressaltos e 1 assistência.
Meylan Grenoble 42-64 Forezien CH
Décima derrota em doze jogos para a equipa de Nuno Neves, na Nationale B. O português marcou 4 pts.